x
UAI
Surpreendente

Elétricos que nada: carros a etanol são os que mais desvalorizam no Brasil

Acompanhe o Portal Vrum também no Youtube e DailyMotion

Publicidade
Com preços elevados e falta de infraestrutura adequada, elétricos estão ficando de lado
Com preços elevados e falta de infraestrutura adequada, elétricos estão ficando de lado Foto: Getty Images/iStockphoto

Uma das principais dúvidas de potenciais compradores de carros elétricos ou híbridos está na desvalorização do carro ao longo do tempo. Uma pesquisa recente realizada pela Mobiauto apresentou um dado importante: esses não são os carros que mais desvalorizam no mercado brasileiro.

A pesquisa considerou somente o tipo de combustível do carro e apresentou um recorte entre setembro de 2023 a 2024. Os modelos que mais se desvalorizaram foram os carros movidos exclusivamente a etanol, que perderam 10,05% do seu valor em um ano. 

A segunda maior desvalorização foi apresentada pelos carros movidos somente a energia elétrica e baterias, que apresentaram perderam 8,44 % de valor em apenas um ano. Na sequência aparecem os híbridos, desvalorizando 8,17%.

Combustível Desvalorização
Flex 6,01%
Gasolina 7,24%
Diesel 7,81%
Híbridos 8,17%
Elétricos (BEV) 8,44%
Etanol  10,05%

Os modelos diesel desvalorizaram 7,81% em um ano, enquanto os carros exclusivamente a gasolina perderam 7,24% do valor de mercado no mesmo período de tempo. Esse recorte pode ser explicado pois são modelos de valor elevado, como picapes e SUVs derivados das caminhonetes. Além disso, muitos dos carros movidos somente a gasolina são importados, e possuem preço médio ainda mais caro.

Já os carros flex perderam 6,01% do valor em um ano, o que pode ser explicado pelos valores mais acessíveis desses veículos e pelo grande volume de exemplares com essa motorização no mercado brasileiro.