Campeão com Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi, o Brasil voltará a ter um representante na Fórmula 1 após sete anos - o último foi Felipe Massa, em 2017. Nesta quarta-feira (6), a Sauber anunciou que o paulista Gabriel Bortoleto, de apenas 20 anos, vai substituir o finlandês Valtteri Bottas e fará parceria com o alemão Nico Hülkenberg a partir da temporada 2025. Mas, afinal, quem é o novo brasileiro da F1?
Conheça Bortoleto
Gabriel Lourenzo Bortoleto Oliveira nasceu em Osasco, na Grande São Paulo, em 14 de outubro de 2004. Logo aos sete anos, o paulista iniciou sua trajetória no kart, participando de competições mirins da cidade. Com o passar do tempo, o garoto evoluiu, se tornou campeão do Open do Brasileiro e despontou como uma das grandes promessas do país.
Em 2017, quando ainda tinha 12 anos, Bortoleto se mudou para Milão, na Itália, com a intenção de se aproximar do grande centro do automobilismo mundial. Passando por diversas categorias, o jovem passou a correr em carros de Fórmula em 2020, aos 15 anos.
Ver essa foto no Instagram
Com uma ascensão meteórica, Bortoleto chamou atenção do piloto Fernando Alonso, bicampeão mundial de Fórmula 1 e dono da A4, empresa que gerencia a carreira de pilotos. Em 2022, o brasileiro fechou com o espanhol e, no ano seguinte, conseguiu entrar na Academia de Jovens Pilotos da McLaren, responsável por Lewis Hamilton, Lando Norris e outros talentos.
Ainda em 2023, em seu primeiro ano na Fórmula 3, Bortoleto conquistou o título da categoria. Já nesta temporada, o paulista lidera o Mundial de Pilotos na Fórmula 2 - restando duas corridas para o fim, ele está à frente do segundo colocado por 4,5 pontos.
A evolução repentina, assim, fez com que o nome de Bortoleto ganhasse força nos bastidores da Fórmula 1. Somente neste ano, os pilotos Max Verstappen e Oscar Piastri exaltaram o brasileiro, reforçando que ele "merece" uma chance na principal categoria de automobilismo.
Com a articulação de seus empresários, incluindo Fernando Alonso, Bortoleto terá a sua primeira oportunidade em 2025. Antes disso, na pós-temporada de 2024, o jovem de 20 anos terá a oportunidade de dirigir o carro da Sauber, que passará por mudanças em 2026 - adquirida pela Audi, a equipe será renomeada como "Audi F1 Team".
Acompanhe o Portal Vrum também no Youtube e DailyMotion