A calibragem correta dos pneus é uma prática essencial para garantir não apenas a segurança do veículo, mas também para otimizar o consumo de combustível e preservar componentes mecânicos. No entanto, muitos motoristas apenas se lembram de conferir a pressão dos pneus antes de viagens longas, ignorando sua importância no dia a dia. Pneus bem calibrados aumentam a estabilidade e o conforto durante a condução, além de prolongar a vida útil dos próprios pneus.
Em contrapartida, a alta ou baixa pressão dos pneus pode interferir substancialmente na aderência ao solo, impactando diretamente o funcionamento dos freios e o controle do veículo. A baixa pressão contínua pode resultar em situações perigosas, como o "detalonamento", onde o pneu desencaixa da roda, além de aumentar o risco de capotamentos, principalmente em veículos como SUVs, que possuem um centro de gravidade mais elevado.
Com que frequência calibrar?
Para manter a calibragem adequada, recomenda-se que os pneus sejam calibrados a cada 15 dias. Se o veículo for usado com pouca frequência, esta verificação pode ser feita a cada 30 dias. Alternativamente, a calibragem pode ser feita a cada 500 km percorridos. Atenção especial deve ser dada ao estado visual do pneu; se aparentar estar murcho, é necessário calibrar imediatamente.
O procedimento de calibragem deve ser realizado com pneus "frios", ou seja, após andar no máximo 3 quilômetros. Essa prática garante uma leitura precisa da pressão, pois a circulação aquece e expande o ar no interior dos pneus, o que altera a leitura correta da pressão.
Diferença entre carros e motos?
Assim como nos carros, a calibragem dos pneus das motos é crucial para a segurança e durabilidade dos mesmos. Contudo, existe uma diferença na pressão recomendada para os pneus dianteiros e traseiros devido a diferenças de tamanho e distribuição de peso. Geralmente, os pneus dianteiros são calibrados entre 28 a 36 libras, enquanto os traseiros precisam de 30 a 40 libras.
Além disso, o estepe do carro não deve ser esquecido; este necessita de uma calibragem regular, com uma ou duas libras a mais do que o recomendado. Isso se deve ao fato de que estepe, quando armazenado no porta-malas, pode perder pressão mais rapidamente.
Qual é pressão correta?
Para encontrar a pressão correta dos pneus, deve-se consultar a etiqueta do fabricante, presente na porta do veículo ou na tampa do tanque de combustível. Essa informação também pode ser encontrada no manual do proprietário, que muitas vezes está disponível online nos sites das fabricantes. O manual inclui duas calibragens: uma para carga mínima e outra para carga máxima.
Adicionalmente, o manual pode especificar calibragens diferentes para os eixos dianteiro e traseiro, dependendo do modelo e tamanho dos pneus. Por exemplo, pneus de medida 165/70R13 poderão exigir uma pressão de 27/29 libras sem carga e 28/30 libras com carga, enquanto pneus 175/65R14 podem requerer 28/29 libras e 28/30 libras, respectivamente.
Qual é a importância da calibragem para economia de combustível?
Pneus corretamente calibrados garantem que o veículo opere com máxima eficiência energética, reduzindo o consumo de combustível. Um pneu com pressão inadequada aumenta a resistência ao rolamento, o que exige mais potência do motor para movimentar o veículo, resultando em consumo maior de gasolina ou diesel.
Adicionalmente, a manutenção da pressão ideal beneficia outros sistemas do carro, como suspensão, frenagem e direção. Os postos de gasolina geralmente disponibilizam aparelhos calibradores que ajudam a manter a pressão correta, mostrando a pressão atual e ajustando automaticamente conforme a necessidade.
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