A fabricante chinesa de veículos elétricos Leapmotor anunciou um plano de expansão ambicioso inspirado na abordagem da BYD, buscando conquistar o mercado global. Esse modelo, que já trouxe bons resultados comerciais para a BYD, é visto como uma vantagem competitiva ao permitir redução de custos e aumento de escala.
A Leapmotor, que iniciou suas operações na Europa após fusão com a Stellantis, projeta uma expansão expressiva, com a abertura de 500 lojas no velho continente até 2025. Esse movimento mercadológico tem como principal objetivo, posicionar a marca como uma das principais referências de produção de veículos elétricos no mercado europeu, onde há uma forte demanda por opções elétricas.
A marca está vendendo dois modelos em 13 países da Europa, sendo eles o SUV C10 e hatchback T03, mas apresentou durante o Salão de Paris 2024, um novo modelo SUV mundial chamado B10 com previsão de lançamento no mercado para 2025.
Para alcançar essa meta, a fabricante chinesa está investindo na verticalização de sua produção, ou seja, ela produz seus próprios componentes, como baterias e motores, além de conduzir a sua própria pesquisa de desenvolvimento e tecnologia. Essa estratégia é a mesma
Esse método reduz a dependência de fornecedores externos, o que pode levar a menores custos de produção e maior autonomia para adaptar seus veículos às exigências de diferentes mercados. A adoção desse pensamento comercial, acaba gerando um produto com menor custo para o consumidor final, como retratou Zhu Jiangming, fundador e CEO da marca:
“Seja um modelo topo de linha ou baixo custo, o lucro é o mesmo, visando permitir que os compradores comprem um produto melhor equipado e de melhor qualidade por um preço razoável”.
A Leapmotor também conta com o apoio estratégico da Stellantis, gigante automobilística que recentemente adquiriu 20% da empresa. Esse apoio traz não só capital, mas também uma rede de distribuição mais ampla, facilitando a entrada em mercados importantes fora da China.
Com a promessa de lançar um novo modelo anualmente, os chineses se comprometem a atender às necessidades locais e fortalecer sua presença em mercados diversificados.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas