x
UAI
Olho no mercado!

Marca da Stellantis usa estratégia da BYD para expandir globalmente

Leapmotor visa mercados globais de veículos elétricos com uma abordagem integrada na produção

Publicidade
Novo SUV B10 apresentado durante o Salão de Paris 2024
Novo SUV B10 apresentado durante o Salão de Paris 2024 Foto: Divulgação: Stellantis / Leapmotor

A fabricante chinesa de veículos elétricos Leapmotor anunciou um plano de expansão ambicioso inspirado na abordagem da BYD, buscando conquistar o mercado global. Esse modelo, que já trouxe bons resultados comerciais para a BYD, é visto como uma vantagem competitiva ao permitir redução de custos e aumento de escala.

A Leapmotor, que iniciou suas operações na Europa após fusão com a Stellantis, projeta uma expansão expressiva, com a abertura de 500 lojas no velho continente até 2025. Esse movimento mercadológico tem como principal objetivo, posicionar a marca como uma das principais referências de produção de veículos elétricos no mercado europeu, onde há uma forte demanda por opções elétricas.

A marca está vendendo dois modelos em 13 países da Europa, sendo eles o SUV C10 e hatchback T03, mas apresentou durante o Salão de Paris 2024, um novo modelo SUV mundial chamado B10 com previsão de lançamento no mercado para 2025.

Para alcançar essa meta, a fabricante chinesa está investindo na verticalização de sua produção, ou seja, ela produz seus próprios componentes, como baterias e motores, além de conduzir a sua própria pesquisa de desenvolvimento e tecnologia. Essa estratégia é a mesma 

Esse método reduz a dependência de fornecedores externos, o que pode levar a menores custos de produção e maior autonomia para adaptar seus veículos às exigências de diferentes mercados. A adoção desse pensamento comercial, acaba gerando um produto com menor custo para o consumidor final, como retratou Zhu Jiangming, fundador e CEO da marca:

“Seja um modelo topo de linha ou baixo custo, o lucro é o mesmo, visando permitir que os compradores comprem um produto melhor equipado e de melhor qualidade por um preço razoável”.

A Leapmotor também conta com o apoio estratégico da Stellantis, gigante automobilística que recentemente adquiriu 20% da empresa. Esse apoio traz não só capital, mas também uma rede de distribuição mais ampla, facilitando a entrada em mercados importantes fora da China.

Com a promessa de lançar um novo modelo anualmente, os chineses se comprometem a atender às necessidades locais e fortalecer sua presença em mercados diversificados.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas