x
UAI
PERIGO

Recall atrasado: 1,9 milhão de carros rodam com "airbag fatal" no Brasil

Os itens foram utilizados por 17 montadoras na fabricação de automóveis entre 2001 e 2018

Publicidade
Mais de 30 pessoas perderam a vida em decorrência dos ferimentos provocados pelo airbag defeituoso
Mais de 30 pessoas perderam a vida em decorrência dos ferimentos provocados pelo airbag defeituoso Foto: Mais de 30 pessoas perderam a vida em decorrência dos ferimentos provocados pelo airbag defeituoso

O Brasil tem 3.788.997 carros que estão com recalls atrasados, segundo os dados atualizados da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Deste montante, cerca de 1,9 milhão de veículos circulam com "airbags fatais" da empresa japonesa Takata. Esses itens foram utilizados por 17 montadoras na fabricação de automóveis entre 2001 e 2018. As informações foram divulgadas pela TV Globo nesta quinta-feira (7). 

Segundo a reportagem, os airbags defeituosos já provocaram ao menos três óbitos no Brasil. O último deles ocorreu em 1º de outubro deste ano, em Brasília. Na ocasião, a Polícia Civil confirmou que a assistente social Marcela Gonçalves Feitosa de Melo morreu em decorrência de um fragmento de 2 cm de diâmetro que se soltou do item de segurança depois de um acidente.

As outras duas mortes causada pelo equipamento defeituoso da Takata ocorreram em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, e em Vila Velha, no Espírito Santo. Os dois casos foram registrados em abril deste ano. Ainda conforme a matéria, o problema se deve ao uso de nitrato de amônio para inflar o airbag. Ao longo dos anos, a substância sofre uma reação química, tornando-se altamente explosiva. 

Como saber se o carro precisa de reparo?

Para ter certeza de que seu carro está em alguma lista de recall, basta entrar no site da montadora. Atualmente, todas as fabricantes tem uma aba específica para realizar a pesquisa. Assim, o motorista pode digitar no campo o número do chassi de seu veículo, que pode ser encontrado no documento do carro. 

Além desta possibilidade, o condutor também pode fazer a pesquisa no site da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Caso faça esta opção, basta clicar no link e inserir as informações do carro (placa ou chassi) para saber se o seu carro precisa de ajustes.

A realização do recall é gratuita e obrigatória. Os Detran (Departamento de Trânsito Estadual) pode e deve barrar o licenciamento dos automóveis com ajustes pendentes. A aplicação desta regra, entretanto, varia de acordo com o Detran.  

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!