x
UAI
Videogames

Por que os carros dos jogos da série GTA não são licenciados?

Grand Theft Auto, ou simplesmente GTA, é a maior franquia de jogos do mundo, entretanto nunca teve os carros licenciados; entenda os motivos

Publicidade
Franklin e seu cachorro Chopper
Franklin e seu cachorro Chopper Foto: Imagem: Rockstar/Divulgação

É inegável que GTA é uma das franquias de jogos mais famosas do mundo, tendo mais de 430 milhões de cópias vendidas. Trata-se de um jogo de mundo aberto em que há a possibilidade de ter e andar em vários tipos de veículos, sejam eles terrestres, aéreos ou aquáticos. Entretanto, nenhum dos jogos da franquia possui sequer um veículo com o mesmo nome e aparência da realidade. Veja agora quais os motivos para isso.

Custo de licenciamento

Para se ter um veículo licenciado no jogo, seria necessário fazer uma grande movimentação pois a Rockstar, desenvolvedora do jogo, teria que se reunir com cada representante de cada montadora, e teria que pagar para usar essas imagens, o que deixaria o custo de produção do jogo ainda mais caro.


Liberdade criativa

Ao fazer um carro, a Rockstar gosta de mesclar modelos reais, e transformar três carros em um só. Um exemplo dessa postura é o Bravado Banshee, que traz elementos de um Dodge Viper, tendo a sua carroceria, do Toyota Supra e do Mazda Rx-7 em modificações específicas. Outro exemplo seria o Vapid Dominator, que vem com carroceria de Mustang misturada com Challenger, juntamente com os farois de um Camaro. Essa mescla feita pela empresa cria modelos únicos, que são queridos pelo público.


Evitar polêmicas

Bravado Bison, baseada na Dodge Ram 1500 2009
Bravado Banshee, uma mistura de Dodge Viper, Toyota Supra e Mazda RX-7 Foto: Imagem: Rockstar/Divulgação

A franquia de GTA é conhecida por ter muita violência e atividades ilegais, dentre elas a destruição de veículos. Portanto, as fabricantes de veículos não são a favor de exporem seus carros a essas atividades, pois não querem que seus carros sejam associados a essa imagem.


Humor e ironias

A Rockstar gosta de fazer piadas e trocadilhos relacionados às marcas criadas por ela. Um exemplo seria o Imponte Dukes, modelo baseado no Dodge Charger 1970, cujo nome e algumas modificações são baseadas na série The Dukes of Hazzard (conhecida no Brasil com Os Gatões). É possível criar uma cópia do General Lee (como é conhecido o carro) dentro do jogo.

Em síntese, a empresa de GTA poderia pagar para utilizar os veículos licenciados em seu jogo, mas dessa forma, perderia um pouco da essência criada pela própria marca. Portanto ela prefere manter total controle sobre os designs, estilos e narrativas dos veículos.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas