x
UAI
Quem está certo?

Ford processa youtuber por réplica de Mustang de quase R$ 2 milhões

Modelo original é raríssimo e custa cinco vezes mais caro que um Mustang zero km nos EUA; entenda o motivo do processo

Publicidade
Ford Mustang GTD é a versão mais bruta já feita do esportivo e é limitadíssima
Ford Mustang GTD é a versão mais bruta já feita do esportivo e é limitadíssima Foto: Divulgação

Se você é entusiasta do mundo automotivo, certamente sonhou com um carro que não pôde pagar. O Youtuber americano TJ Hunt é um desses e criou uma “réplica” do Ford Mustang GTD copiando o visual do esportivo, mas está sendo processado pela fabricante norte-americana.

Sem citar nomes, o youtuber postou um vídeo onde explicou  que recebeu uma ordem de “cease and desist”, cessar e desistir, na tradução literal. Essa ordem judicial basicamente o obriga a desistir do objeto ou ação em questão. Hunt não informou qual empresa emitiu o cease and desist, mas no último mês, ele já teve problemas com a Ford.

Qual o motivo do processo?

Hunt é proprietário da Street Hunter Designs, uma empresa que fabrica kits visuais (bodykits) para diversos carros, entre eles Tesla Model 3, Subaru BRZ/Toyota GT86, Nissan Z, Toyota Supra, entre outros. 

O youtuber planejava lançar o kit visual para o Ford Mustang no Sema Show, tradicional evento de carros modificados que acontece em Las Vegas, mas foi banido de exibir o carro pela Ford, que agora está ordenando judicialmente que ele desista do projeto.

A ideia da Street Hunter Designs era fazer o visual do Ford Mustang GTD, que custa cerca de 300 mil dólares (R$ 1,7 mi) acessível aos entusiastas do modelo, já que além do preço elevado, a produção do modelo é limitada a mil veículos. 

Mustang alvo de processo tem quase todos os itens visuais do modelo original, com exceção do escape e aerofólio
Mustang alvo de processo tem quase todos os itens visuais do modelo original, com exceção do escape e aerofólio Foto: Reprodução

Os para-choques, capô, para-lamas são praticamente idênticos aos exibidos no GTD, que por sua vez, traz visual muito próximo ao Mustang GT3 de competição. Além do visual, o GTD “de verdade” teve seu motor modificado e entrega mais de 800 cv de potência. Para efeito de comparação, um Mustang topo de linha nos EUA custa 64 mil dólares e tem 500 cv de potência. 

O site The Drive entrou em contato com a Ford, que se pronunciou através de um porta-voz: “A Ford leva muito a sério seus direitos de propriedade intelectual. Investimos recursos significativos em desenho e engenharia para criar esse Mustang muito procurado. Portanto, devemos agir para proteger o valor e exclusividade do Mustang GTD para nossos clientes e para a Ford”.