O mercado de picapes médias está cada vez mais aquecido com as novas gerações das picapes chegando. Entre as novidades, temos a Ford Ranger Black, que chegou com equipamentos interessantes e um preço competitivo. Mas, será que ela se sai melhor que a Fiat Titano Ranch, topo de linha da recém-lançada picape média da Fiat, ou a Fiat Toro Ultra, mais acessível e compacta?
DIMENSÕES
Começando pelas dimensões, a Ford Ranger Black é a maior entre as três e por isso garante mais presença e espaço. Confira os números:
- Comprimento: Ranger Black 5,35 m; Titano 5,33 m; Toro 4,94 m.
- Largura: Ranger Black 1,91 m; Titano 1,96 m; Toro 1,84 m.
- Altura: Ranger Black 1,88 m; Titano 1,85 m; Toro 1,73 m.
- Entre-eixos: Ranger Black 3,27 m; Titano 3,18 m; Toro 2,99 m.
Em termos de caçamba e carga útil, a Ranger Black também lidera, com uma caçamba de 1.250 litros, superando a Titano com 1.109 litros e a Toro com 937 litros. No quesito carga, a Black suporta até 1.031 kg, levemente acima da Titano com 1.020 kg e mais que a Toro com 1.010 kg.
Se considerarmos apenas o tamanho e capacidade, a Ranger Black fica em vantagem, sendo ideal para quem precisa de uma picape espaçosa e robusta. Por outro lado, é a Titano que pesa mais: 2.150 kg contra 2.069 kg da Ranger e 1.932 kg da Toro.
Na autonomia, Ranger e Titano trazem tanques de 80 litros, enquanto a Toro oferece 60 litros. Até aqui, a Ranger Black leva a vantagem em porte e capacidade.
MOTORIZAÇÃO
Quando falamos em motorização, as três picapes são equipadas com motores turbodiesel, mas com leves variações em potência e torque:
- Ford Ranger Black: motor 2.0 turbo, diesel, entregando 170 cv e 41,3 kgfm de torque.
- Fiat Titano Ranch: motor 2.2 turbo, diesel, com 180 cv e 40,8 kgfm de torque.
- Fiat Toro Ultra: motor 2.0 turbo, diesel, também com 170 cv, mas com torque de 35,7 kgfm.
Apesar de números parecidos, a diferença aparece ao analisarmos a relação peso-potência. Nessa questão, a Toro leva a melhor, com uma relação de 11,36 kg/cv, comparada aos 12,17 kg/cv da Ranger e 11,94 kg/cv da Titano.
Essa vantagem se dá no desempenho em aceleração, onde a Toro consegue se destacar no 0 a 100 km/h, mesmo não sendo a mais potente no torque, mas é favorecida pelo menor peso.
Nos números de aceleração e velocidade máxima, os desempenhos são semelhantes:
Aceleração de 0 a 100 km/h:
Toro Ultra: 11,9 segundos
Ranger Black: 12 segundos
Titano Ranch: 12,4 segundos
Velocidade Máxima:
Toro Ultra: 193 km/h
Titano Ranch: 175 km/h
Ranger Black: 164 km/h
Esses dados mostram então que a Toro se destaca em agilidade, o que pode ser uma vantagem para uso urbano e rodoviário. Porém, calma que não é só isso.
TRAÇÃO
- A Ranger Black usa tração traseira, sendo mais básica nesse sentido.
- A Titano Ranch possui tração integral temporária, que distribui a força entre os eixos conforme necessário.
- Já a Toro Ultra conta com tração integral sob demanda, ativada automaticamente quando o sistema detecta perda de aderência, oferecendo maior equilíbrio.
TRANSMISSÃO
- Ranger e Titano: câmbio automático de seis marchas
- Toro Ultra: câmbio automático de nove marchas, oferecendo trocas mais rápidas e suaves, ideal para o uso misto.
SUSPENSÃO
Ranger e Titano: braço sobreposto na dianteira e feixe de molas semielípticas na traseira, mais resistentes, indicadas principalmente para terrenos difíceis e transporte pesado.
Toro Ultra: McPherson na frente e Multilink atrás, focado no conforto e estabilidade em terrenos urbanos e rodoviários. Esse tipo de suspensão é menos indicado para terrenos agressivos, mas ótimo para quem busca dirigibilidade suave e mais conforto.
CONSUMO
No quesito consumo, a Ranger Black se destaca como a mais econômica em ambos os ciclos, fazendo 10,1 km/l na cidade 12,4 km/l na estrada, enquanto a Titano faz 8,5 km/l e 9,2 km/l e a Toro o mesmo que a Ranger: 10,1 km/l e 12,4 km/l, números segundo o Inmetro. Ou seja, a Ranger ganha mais esse ponto.
EQUIPAMENTOS:
Em termos de equipamentos, as versões topo de linha da Toro, que no caso é a Ultra e da Titano, que é Ranch, têm vantagem sobre a Ranger Black, uma versão de entrada mais básica. Porém, a Toro ainda se destaca entre as três, trazendo mais recursos.
Equipamentos em comuns
As três picapes oferecem:
- Freios ABS, airbags frontais, laterais e de cortina
- Câmera de ré e sensores de estacionamento
- Controle de tração e estabilidade
- Vidros e travas elétricas, faróis em LED
- Ar-condicionado digital (duas zonas para Toro e Titano)
- Direção assistida e volante multifuncional
- Piloto automático e limitador de velocidade
- Rodas de liga leve
- Banco do motorista e volante ajustáveis em altura e profundidade
- Apple CarPlay e Android Auto sem fio
Diferenciais da Toro Ultra
A Toro Ultra se sobressai com equipamentos extras, como:
- Sistemas ADAS (assistência ao motorista): alerta de mudança de faixa, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão com frenagem autônoma e piloto automático adaptativo.
- Carregador por indução (opcional)
- Banco do motorista com ajuste elétrico (a Titano também tem)
- Chave presencial e partida remota do motor
- Bancos de couro (também presentes na Titano)
- Além de outros recursos
Para quem busca uma picape para uso urbano e rodoviário, sem grandes exigências off-road, a Toro é a opção mais completa e equipada, além de oferecer um bom conforto de rodagem, tecnologia e tração integral sob demanda para algumas aventuras.
Já para uma picape média com bom desempenho e robustez para cargas e terrenos mais exigentes, a Ranger Black oferece um equilíbrio entre potência e dirigibilidade, vencendo assim a Titano na condução geral, apesar de ser mais simples em termos de equipamentos. Isso, também, claro, levando em conta o custo-benefício.
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