x
UAI
TESTES ARRISCADOS

Cobaias? Tesla coloca pessoas em perigo para aprimorar carros autônomos

Motoristas contratados pela montadora ultrapassam os limites do software de sistema de direção autônoma Full Self-Driving (FSD) e do Autopilot

Publicidade
Tesla Cybercab
Tesla Cybercab Foto: Divulgação/Tesla

A Tesla vem realizando uma série de testes para desenvolver seus carros autônomos, aqueles que dispensam motoristas para se locomover. A montadora de Elon Musk, entretanto, virou alvo de uma polêmica nos Estados Unidos ao colocar pessoas em risco nos testes para aprimorar esses veículos. A informação foi revelada pelo site norte-americano Business Insider

Segundo a publicação, a Tesla criou uma equipe, apelidada de "Project Rodeo", para realizar esses testes práticos. A ideia é que os motorista deste grupo ultrapassem os limites do software de sistema de direção autônoma Full Self-Driving (FSD) e do Autopilot. Com isso, a montadora consegue avaliar se os dispositivos estão ou não funcionando em casos de perigo iminente. 

Na prática, conforme a publicação do Business Insider, os motoristas são orientados a chegar o mais próximo possível antes de colidir em algum objeto ou alguma pessoa. "Você está praticamente correndo na adrenalina durante todo o turno de oito horas. Há uma sensação de que você está à beira de algo dar muito errado", disse um integrante do "Project Rodeo", que não quis se identificar. 

Já um ex-funcionário da Tesla disse que, em um dos testes, precisou jogar o carro autônomo em direção a um ciclista. "Lembro-me vividamente de um cara pulando da bicicleta. Ele estava apavorado. O carro avançou contra ele, e tudo o que pude fazer foi pisar no freio", disse. 

Tesla Robovan
Tesla Robovan Foto: Divulgação/Tesla

Apesar disso, a reportagem ouviu ex-engenheiros que ressaltaram a importância dos testes com "cobaias" no caso dos carros autônomos. "Queremos que os dados saibam o que levou o carro a essa decisão. Se você continuar intervindo muito cedo, não chegaremos ao momento exato em que pensamos: 'OK, entendemos o que aconteceu'", disse. "Se você tem um pai que segura a bicicleta o tempo todo, você nunca aprende a andar", comentou outro. 

Acidentes fatais

Até o momento, os carros autônomos da Tesla são cercados de polêmicas. Segundo um relatório da Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA), órgão regulador de trânsito dos EUA, esses veículos acumulam mais de 400 acidentes, que provocaram dezenas de mortes. 

Na maioria dos países, o uso de carros autônomos é terminantemente proibido. No Brasil, a Câmara dos Deputados ainda discute regras para a regulamentação.

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!