x
UAI
Longevidade

Confira 5 dicas para cuidar dos pneus do carro

Segundo a ANIP, a vida útil dos componentes está ligada a manutenção periódica e cuidadosa

Publicidade
Manter o pneu devidamente calibrado, seguindo as orientações do fabricante, é de extrema importância
Manter o pneu devidamente calibrado, seguindo as orientações do fabricante, é de extrema importância Foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press

Ser proprietário de um veículo no Brasil atualmente, requer uma boa condição financeira para arcar com os custos de manutenção, limpeza e seguro contra imprevistos (roubos, colisões, entre outros). Por isso, é muito importante estar atento às condições em que o carro se encontra.

Os pneus são uma das partes fundamentais para o pleno funcionamento do veículo e essenciais à segurança do condutor e passageiros, o que obriga o dono a ter um cuidado constante com eles. Pensando nisso, separamos uma lista com 5 dicas para preservação dos pneus a longo prazo, de acordo com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), confira abaixo.

Evite o uso de pneu careca

Muitos condutores costumam utilizar o mesmo jogo de pneus por muitos anos e isso gera o desgaste natural da borracha. Um dos motivos é evitar o elevado custo de aquisição de um novo jogo. A ANIP alerta que “o desgaste máximo do pneu (limite de segurança) é de 1,6 mm de profundidade dos sulcos”, caso o seu esteja abaixo disso, ele é considerado “careca”, aumentando as chances de derrapagem em pistas secas ou molhadas.

Verifique a pressão dos pneus semanalmente (calibração)

A segunda dica também interfere diretamente na segurança do carro. A pressão dos pneus não pode ser muito baixa e nem muito alta, pois ao andar com o veículo na primeira condição, gera um maior desgaste geral do componente pelo excesso de quentura, maior consumo de combustível, perda de estabilidade nas curvas, entre outros problemas. Agora, quando os pneus estiverem com excesso de pressão, também geram um desgaste e ficam com pouco contato com a pista. 

Faça o alinhamento de direção e o balanceamento das rodas

A falta destes dois cuidados, resulta em um desconforto na direção do veículo, perda de tração, estabilidade para culminar em uma insegurança na pilotagem. Portanto, após 10.000 km rodados, vibrações, desgastes nos pneus ou impacto na suspensão, deve-se realizar um balanceamento das rodas e o alinhamento de direção. 

Garanta mais durabilidade ao fazer o rodízio de pneus

Os pneus acabam sofrendo desgastes diferentes uns dos outros, a depender de quais vias o condutor transita. Para compensar esse uso, é recomendado que os pneus diagonais de passeio sejam trocados a cada 5.000 km e os radiais de passeio, a cada 8.000 km.

Mantenha o estepe sempre em dia e calibrado

Não vá se esquecendo do estepe. Ele também precisa estar com os cuidados em dia, mesmo com menor utilização. Em caso de algum pneu de passeio furar ou ficar inutilizável por outro motivo, sua calibragem precisa estar de acordo para transitar pelas ruas.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas