Uma semana após a Volkswagen anunciar que o nome de batismo de seu novo SUV compacto será "Tera", alguns detalhes sobre o carro passaram a ser revelados por executivos da montadora. Segundo o chefe de design da VW nas Américas do Norte e do Sul, José Carlos Pavone, os elementos estéticos do veículo vão surpreender o público e serão utilizados em "futuros lançamentos da marca."
A declaração ocorreu em entrevista ao site Autoesporte. Na ocasião, Pavone ressaltou que o Tera, embora seja um carro de entrada e esteja posicionado abaixo do Nivus, será desejado pelos amantes de SUVs. "O design tem que ser desejável em qualquer categoria. Carros de entrada, geralmente, são modelos que as pessoas podem ter, e não o que elas querem ter. No caso do Tera, tenho certeza de que os consumidores vão querer ter o modelo", disse.
Entusiasmado com o Tera, Pavone ainda contou que o CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, chegou a comparar o design do novo SUV com o do Porsche Macan. "Para um designer, qualquer associação que você faça com um Porsche é incrível. E olha que [o Tera] não é um carro que ficará posicionado lá em cima, mas é muito bacana poder atrelar ao design a sensação de que se trata de um veículo de categoria superior", acrescentou Pavone.
Sobre o Tera
A produção do modelo acontecerá em Taubaté (SP), onde a marca produz Polo e Polo Track. A expectativa é que o Tera seja posicionado para enfrentar SUVs de entrada do mercado como Renault Kardian, Fiat Pulse e Nissan Kicks.
Ainda é cedo para falar em motorização, mas o veículo deve ser equipado com motor 1.0 turbo de 116/109 cv e 16,8 kgfm de torque que já é utilizado pelo Polo. Assim como no hatchback, a expectativa é que o modelo chegue com transmissão manual de cinco marchas ou automática de seis velocidades.
Apresentado no Rock in Rio, o Tera deve chegar às concessionárias no primeiro trimestre de 2025. A expectativa é que o carro custe entre R$ 110 mil e R$ 140 mil. Mais detalhes sobre o SUV serão revelados no ano que vem.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas