x
UAI
VALORES

Quanto custa a bateria de um carro elétrico? E de um carro híbrido?

O alto valor das baterias dos eletrificados é o principal problema para o consumidor

Publicidade
Dolphin Mini tem 3,78 metros de comprimento e 2,50m de distância entre-eixos
Dolphin Mini tem 3,78 metros de comprimento e 2,50m de distância entre-eixos Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

A venda de carros eletrificados no Brasil não para de crescer. Somente em outubro deste ano, 16.033 veículos híbridos ou elétricos foram emplacados no país, uma alta de 63% em comparação com os números do mesmo mês de 2023. Apesar da tendência, devido ao uso de baterias, esses automóveis possuem um custo de manutenção superior em relação aos carros à combustão. 

No caso dos híbridos, as baterias dos carros têm uma vida útil média de 8 a 15 anos, suportando de 150.000 a 200.000 kms rodados. Se não quiser comprar outro veículo 0 km, o proprietário terá que desembolsar entre R$ 5 mil e R$ 20 mil para comprar uma bateria nova. O valor varia de acordo com a marca, modelo e cidade em que o motorista reside. 

Já no caso dos veículos 100% elétricos, o preço de uma bateria gira em torno de R$ 60 mil. A quantia pode ser ainda maior em carros superluxuosos, como nos esportivos da Porsche e BMW. Já a vida útil de uma bateria de carro elétrico é de 15 a 20 anos. Nos dois casos, seja híbrido ou elétrico, os valores não incluem os custos de instalação. 

Para prolongar a vida dessas baterias e evitar custos maiores, as fabricantes costumam orientar os clientes a fazer manutenções regulares, não deixar os carros expostos a temperaturas extremas e a dirigir com cuidado. 

Tendência de queda

Segundo o estudo da seção de tecnologia veicular do Departamento de Energia dos Estados Unidos, o custo por kWh de uma bateria de íon-lítio caiu de 1.415 dólares por kWh em 2008 (R$ 7.721/kWh) para US$ 139/kWh em 2023, o equivalente a R$ 758,52/kWh. Considerando a inflação do período, a diferença de custo seria de mil dólares para 139 por kwh.

Considerando os valores absolutos, o custo de uma bateria para um Tesla Model Y, por exemplo, com seus 81 kWh custaria 114.615 dólares em 2008 ao contrário dos 11.259 dólares em 2023. Somente para efeito de comparação, o Model Y parte de 44,9 mil dólares.

A expectativa das grandes empresas de análise é de que em 2027 a produção de carros elétricos será mais em conta que a de carros a combustão, enquanto as próprias fabricantes afirmam que a paridade de custos entre os modelos elétricos e a combustão seja alcançada no fim da década.

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!