Em 2024, a venda de carros usados no Brasil está oito vezes maior do que a dos 0 kms, informou a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), no balanço divulgado no início de novembro. Apesar do mercado aquecido, é comum ver alguns proprietários com dificuldades para repassar seus automóveis. Pensando em ajudar esse público, o Vrum separa 5 dicas para vender mais rápido e por um bom preço seu veículo. Veja abaixo!
Saiba quanto vale o seu carro
O primeiro passo é ter conhecimento de quanto o seu automóvel custa na atualidade. O anúncio por um preço bem abaixo agiliza a venda, mas pode fazer você se arrepender no futuro. Ao mesmo tempo, colocar um valor exorbitante afasta interessados. Assim, consulte a tabela Fipe antes de fazer a sua publicação em sites de vendas.
Mantenha histórico de manutenção
Justamente para não perder dinheiro no momento de revender o veículo, é importante deixar as revisões preventivas em dia. Assim, guarde todos os registros das manutenções, como notas fiscais e comprovantes dos serviços realizados.
Deixe claro os problemas do carro
Caso você não tenha dinheiro ou tempo para resolver os reparos do veículo, não tente escondê-lo do comprador. Normalmente, o interessado descobre os problemas no momento da visita e desiste do negócio, causando perda de tempo e "sujando" sua reputação.
Além disso, se o comprador fechar a aquisição e considerar que foi enganado, ele pode devolver o carro, pedir o dinheiro de volta e até te processar por estelionato. Por isso, seja honesto e evite dores de cabeça.
Capriche no anúncio
O seu carro pode estar à venda por um preço justo e com a manutenção em dia. Ainda assim, é preciso chamar atenção de potenciais compradores com um anúncio caprichado. Além de tirar várias fotos de diferentes ângulos (frente, traseira, motor e interior), é importante detalhar a situação do veículo. Não se esqueça de descrever a quilometragem, os acessórios do veículo e outras informações importantes.
Leia e responda os interessados
Pode parecer besteira, mas muitos negócios não são fechados porque o vendedor não leu a pergunta do interessado ou simplesmente demorou para responder. Em muitas ocasiões, o comprador tem urgência de adquirir um novo carro e envia mensagens para diversos proprietários. Desta forma, é importante atualizar o site ou aplicativo com certa frequência.