O nome Abarth pode causar dúvidas em quem passa por alguns Fiat Pulse ou Fastback no trânsito. Desde 2022, a Fiat trouxe novamente a marca Abarth para o mercado brasileiro. Conheça um pouco mais da Abarth e sua relação com os carros da Fiat.
A marca nasceu em 1949 com Carlo Abarth comprando a Cisitalia, uma fabricante de chassis de corridas que passava por dificuldades financeiras. Abarth era diretor esportivo da área de competição da fabricante, e após a compra da empresa, passou a batizar os carros de Abarth Cisitalia.
Além de produzir carros de corrida e competir, a Abarth passou a oferecer acessórios e peças para melhorar a performance de veículos de rua de Fiat, Lancia, Cisitalia e Simca.
Na década de 1950, a marca se aproximou da Fiat e usava os carros da marca italiana em competições de carros esportivos ao redor do mundo, ganhando uma comissão da Fiat em caso de vitória. Mas a associação da Abarth não era exclusiva com a Fiat. Nos anos 60 a marca colaborou também com Alfa Romeo e até mesmo Porsche.
Em 1971 a Fiat adquiriu a Abarth e transformou a empresa em seu braço esportivo, tendo sido responsável pela preparação de modelos como Fiat 124 e 131 para competições de Rally.
Nos anos 70, os executivos da Fiat uniram Abarth e a divisão esportiva da Lancia para desenvolver carros para competição. Dessa sinergia nasceram modelos como o Lancia Beta Montecarlo, que venceu a divisão 2 do campeonato mundial de carros esportivos, o equivalente hoje ao Mundial de Endurance (WEC). Mais tarde, a parceria ainda criou o Lancia 037 que competiu no mundial de Rally e conquistou o título de construtores de 1983.
A Abarth ainda ficou responsável pela produção de versões mais potentes de carros da Fiat, Lancia e até Autobianchi, outra subsidiária da Fiat na década de 70 e 80.
Nos anos 2000, a movimentação da Abarth era bem tímida, mas o Brasil teve seu primeiro contato com a marca após o lançamento do Stilo Abarth, em 2002. O hatchback era equipado com motor 2.4 de cinco cilindros do Marea, mas foi modificado para entregar 167 cv, contra os 160 do sedan. A identificação Abarth do Stilo era bem simples, ao contrário do que é hoje.
Por muitos anos, o único carro oferecido pela marca foi o 500 Abarth, que recebia preparação especial e tinha motor turbo de 137 cv e até 167 cv.
O pequeno 500 Abarth ganhou uma versão “Tributo Ferrari” que contava com engenheiros da Ferrari no desenvolvimento e tinha como diferenciais rodas de 17 polegadas, cintos de cinco pontas e outros detalhes.
O 500 Abarth foi vendido no Brasil entre 2015 e 2016 e tinha motor de 167 cv de potência.
Nova fase no mercado brasileiro
Em Março de 2022, a Fiat anunciou a chegada da Abarth no Brasil e que a marca teria espaços dedicados nos concessionários Fiat. O primeiro lançamento foi o Pulse, que chegou em novembro do mesmo ano com motor 1.3 turbo de 185 cv, em vez do tradicional 1.0 turbo de 120 cv.
Em Dezembro de 2023 foi a vez do Fastback ganhar o tratamento da Abarth, mas nesse caso, o motor 1.3 já equipava outras versões do SUV. Segundo a Fiat, os modelos recebem modificações mecânicas na suspensão
Além das modificações mecânicas, os modelos Abarth contam com visual diferenciado e não ostentam o logotipo da Fiat. Na dianteira, as quatro letras são substituídas pelo desenho do escorpião, tradicional mascote da marca - e signo de Carlo Abarth -, e na traseira, o nome Abarth dá o tom.
Por enquanto, a linha Abarth no Brasil só conta com Pulse e Fastback, a expectativa é de que o elétrico 500e Abarth fosse oferecido, mas até o momento ainda não é realidade.
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