x
UAI
CONFIRA

Carro voador chinês recebe 2 mil pedidos após demonstração

Xpeng vendeu cada unidade por 2 milhões de yuans (na cotação atual, aproximadamente R$ 1,6 milhão)

Publicidade
Xpeng lançou seu eVTOL no final de outubro
Xpeng lançou seu eVTOL no final de outubro Foto: Xpeng lançou seu eVTOL no final de outubro

A Xpeng, famosa fabricante de veículos elétricos chinesa, lançou seu primeiro eVTOL (Veículo Elétrico de Pouso e Decolagem), popularmente conhecido como "carro voador". Em 27 de outubro, a montadora realizou o primeiro voo experimental do Land Aircraft Carriera, em evento realizado em Guanghzou, na China. Desde então, a empresa viu o interesse pelo veículo crescer e acumulou mais de dois mil pedidos. 

Segundo publicação do "Car News China", a Xpeng promete entregar os "carros voadores" até 2026. Até o momento, 2.008 veículos já foram comprados por 12 empresas na pré-venda, sendo que cada unidade foi vendida por 2 milhões de yuans (na cotação atual, aproximadamente R$ 1,6 milhão). 

O Land Aircraft Carriera mistura um veículo terrestre com um carro voador, oferecendo uma solução de transporte única. Na prática, a novidade é uma mini van futurista, similar à Cybertruck produzida pela Tesla, que transporta um grande drone com cabine. Assista ao vídeo abaixo.

A mini van tem três eixos, com 5,5m de comprimento, 2m de largura e 2m de altura, conseguindo transportar o "carro voador" no porta-malas. O modelo possui uma autonomia mista de 1.000 km e um sistema de carregamento de 800 V, capaz de recarregar a aeronave de 30% a 80% em apenas 18 minutos. Já o eVTOL faz entre 5 e 6 voos com carga total e pode acomodar duas pessoas, sendo que o piloto comanda a aeronave de fora da cabine. 

A Xpeng vai começar a produzir seu novo eVTOL a partir do início de 2025, com a inauguração de uma nova fábrica em Guanghzou. A expectativa é que a empresa consiga montar até 10 mil unidades do Land Aircraft Carriera por ano.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!