A população da região costeira da Espanha está passando por problemas seríssimos nos últimos dias. Duas semanas após o desastre em Valência, no leste do país, a população da região sul está apreensiva com os alertas para enchentes-relâmpago e tenta proteger seus carros de forma inusitada.
O que a população da Espanha faz para proteger seus carros?
Após a região de Málaga ser alertada da possibilidade de fortes chuvas e enchentes relâmpago, começaram a surgir registros de carros envolvidos por plásticos e papel filme, bem como amarrados a postes, em uma tentativa desesperada de alguns moradores de proteger seus automóveis.
Será que funciona?
A medida é desesperada e não deve funcionar de forma muito eficaz. É possível que os carros até fiquem protegidos de eventuais chuvas, mas de enchentes, é bem difícil. Na última sexta-feira, em Girona, no nordeste da Espanha, 32 carros foram levados pelas inundações.
Conversamos com especialistas para tentar entender se a medida é efetiva e o que fazer para se proteger de enchentes:
Segundo Luciana Félix, especialista em mecânica de automóveis e fundadora da oficina mecânica 'Na Oficina' de Belo Horizonte, a medida não parece ser muito eficaz:
“Analisando a experiência que já tivemos no Brasil com enchentes catastróficas, sabemos a força de uma enchente, que sai destruindo e levando tudo que vem pela frente. Não acredito que essa proteção seja eficaz, para proteger o carro deveria ser um envelopamento completo, e isso não é possível", declarou.
“Quando ocorre a enchente o carro fica submerso. O que não é recomendável fazer é dar partida no carro. Isso jamais deve ser feito, já que a água atingiu a parte elétrica do carro. Esse contato pode oxidar central eletrônica, bobinas e até mesmo os fios. O ideal é rebocar o carro até uma oficina especializada, onde os procedimentos corretos serão realizados.”
De acordo com o mecânico Flávio Domingos, a proteção pode até danificar o carro ao longo prazo:
“Essa medida não parece muito eficaz, já que a pressão da água é muito forte e além de correnteza, pode ser acompanhada de objetos que podem cortar o plástico e entrar fragmentos dentro do motor”.
O que fazer para se prevenir de enchentes?
Com a mudança no clima atualmente, as chuvas estão cada vez mais violentas e grandes inundações são cada vez mais frequentes. Pensando nisso, é possível agir para evitar prejuízos com os carros?
De acordo com Domingos, o principal é estacionar o carro em um local de altura elevada, visando justamente fazer com que a água não atinja o interior ou o motor do automóvel, mas caso isso seja inevitável, jamais dar a partida no veículo, já que é impossível determinar a quantidade de água que entrou nas galerias de óleo, cárter e pode estar dentro dos cilindros.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!