A primeira fábrica da montadora alemã Audi no Brasil foi inaugurada em 1999, dividindo a área com a Volkswagen e até hoje, continua sendo o único polo industrial da marca das quatro argolas, na América do Sul.
Foi no mesmo ano de inauguração da fábrica que se deu início a produção do hatch Audi A3, modelo que esbanjava 350 litros de espaço no porta-malas e, na versão 1.6, contava com um motor 1.6 com 101 cv de potência e 14,78 kgfm de torque, sendo abastecido com gasolina. A produção deste carro continuou até 2006.
Localizada em São José dos Pinhais (PR), a fábrica completou 25 anos de história no Brasil, neste ano. Atualmente, o complexo produz os modelos Q3 e Q3 Sportback, além do Volkswagen T-Cross. De acordo com dados de outubro da Fenabrave, a SUV da Audi Q3 teve 205 emplacamentos neste mês, enquanto o T-Cross liderou a lista com 9.176 modelos emplacados.
O polo industrial paranaense já recebeu algumas rodadas de investimento, a primeira aconteceu através de um incentivo governamental chamado Inovar-Auto (Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores), onde a Audi aportou R$ 500 milhões para inovações. Já a segunda rodada é mais recente, ela ocorreu com a reinauguração de 2022, quando a montadora investiu R$ 100 milhões para modernizar a linha de montagem.
Daniel Rojas, CEO da Audi no Brasil, disse que a fábrica sediada no estado do Paraná, tem papel fundamental na estratégia comercial na América do Sul, confira.
"A Audi tem uma relação sólida e duradoura com o Brasil e sempre acreditamos no potencial de recuperação e crescimento do país. Por isso, retomamos a produção local com dois dos nossos principais produtos globais". Referindo-se a retomada das produções em 2022 e os dois modelos de SUVs, anteriormente citados nesta matéria.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas