O horário de comércios e serviços sofrerá mudanças nesta sexta-feira, dia 15 de novembro, data em que é comemorada a Proclamação da República. Em São Paulo, maior cidade do Brasil, bancos e agências dos Correios, por exemplo, não serão abertos. Já no trânsito, o tradicional rodízio de carros está suspenso.
A determinação é da Prefeitura de São Paulo, que anunciou a suspensão por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Assim, os carros com placas finais 9 e 0, estão liberados para circular pelas zonas de rodízio.
Segundo o decreto, Rodízio de veículos pesados (caminhões), Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) também estarão livres no feriado. O mesmo vale para as faixas de ônibus, que poderão ser ocupadas por carros de passeio durante toda a sexta-feira.
A expectativa da Prefeitura é que milhares de paulistanos deixem a capital no feriado prolongado e retornem apenas no domingo (17). Desta forma, o rodízio só voltará a ser aplicado na cidade na próxima segunda-feira (18).
Rodízio em São Paulo
Os horários de restrição são das 7h às 10h e das 17h às 20h. Durante esses períodos, veículos com placas dos finais especificados não podem circular nas áreas de rodízio, que abrangem as zonas mais centrais e movimentadas da cidade. Outras áreas, como São Bernardo do Campo, Diadema, e Guarulhos, não possuem rodízio.
-
Finais de placa 1 e 2 - segunda-feira
-
Finais de placa 3 e 4 - terça-feira
-
Finais de placa 5 e 6 - quarta-feira
-
Finais de placa 7 e 8 - quinta-feira
-
Finais de placa 9 e 0 - sexta-feira
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!