x
UAI
Tesla no México

Tesla pode desistir de fábrica no México com Trump de volta ao poder

Reeleição do ex-presidente dos EUA levanta dúvidas sobre o futuro da gigante automotiva no país vizinho

Publicidade
A dúvida sobre a construção de uma grande fábrica em Nuevo León, no México, continua
A dúvida sobre a construção de uma grande fábrica em Nuevo León, no México, continua Foto: Justin Sullivan/AFP

A reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos levanta questionamentos sobre o futuro da Tesla no México. A empresa havia anunciado um ambicioso projeto de fábrica na cidade de Monterrey em fevereiro de 2023, mas até o momento o projeto não foi construído.

O projeto de construção da fábrica da Tesla no México gerou expectativa por movimentar a economia e abrir a porta para novos empregos no país. No entanto, as declarações de Trump durante o período eleitoral, deixou o dono da Tesla, Elon Musk, pensativo sobre o investimento na produção de seus carros no país vizinho. O próximo Presidente dos Estados Unidos, prometeu impor altas tarifas para os carros produzidos no México, como forma de “proteção dos empregos americanos”.

Todo este ar de incerteza a respeito do avanço para a criação de um grande polo industrial da Tesla em solo mexicano, exigiu uma movimentação por parte do Ministro da Economia do México, Marcelo Ebrard. Se antes das eleições, Musk estava inclinado em abrir uma fábrica por lá, agora, a dúvida está instaurada. Ebrard, comunicou sobre isso, em entrevista a uma rádio local.

"Vou marcar uma reunião com [Musk] em breve para que ele me diga exatamente o que está pensando e veja o que podemos fazer para que esse projeto avance".

A Tesla ainda não se posicionou oficialmente sobre este imbróglio político entre as partes, mas há indícios de que o CEO poderia reconsiderar o investimento no México diante de possíveis políticas de restrição, como o mesmo abordou: "acho que precisamos ver como as coisas ficarão depois da eleição".

Após 20 meses passados desde a promessa da construção de uma grande fábrica em Nuevo León, no México, a maior certeza é de que Elon Musk pode estar próximo de voltar atrás com o investimento orçado em 10 bilhões de dólares.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas