Com a evolução constante da tecnologia, a inteligência artificial (IA) agora integra sistemas de fiscalização no trânsito. Em São Paulo, novos radares são capazes de identificar automaticamente o uso de celular ao volante, um hábito, que além de perigoso, é frequente.
Esses radares inteligentes, equipados com câmeras e IA, detectam a infração e enviam as informações ao sistema de trânsito, onde a multa é registrada automaticamente, eliminando a necessidade de agentes físicos para aplicar a penalidade.
Os radares inteligentes que detectam o uso de celular está nas seguintes rodovias de acordo com a divulgação da Autoo:
- Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225)
- César Augusto Sgavioli (SP-261)
- Assis Chateaubriand (SP-425)
- Washington Luís (SP-310)
- Luiz de Queiroz (SP-304)
- Irineu Penteado (SP-191)
Outro equipamento na fiscalização é o radar Doppler, que utiliza ondas eletromagnéticas para monitorar veículos a até 100 metros antes e depois do ponto de instalação. Diferente dos radares tradicionais, que dependem de sensores no solo, essa tecnologia impede que motoristas reduzam a velocidade apenas ao se aproximarem do equipamento.
Em São Paulo, os radares Doppler estão em fase de instalação e já operam em vias como o Complexo Viário Ayrton Senna, a Avenida 23 de Maio e o Corredor Norte-Sul. Além de registrar velocidade, esses equipamentos detectam uma série de infrações, como ultrapassagens proibidas, número irregular de passageiros e até motos entre faixas.
A inteligência artificial do sistema permite adaptações em tempo real, ajustando limites de velocidade conforme o tráfego ou condições climáticas. Além disso, o Doppler captura comportamentos imprudentes e monitora lombadas eletrônicas.
A instalação dos radares Doppler começou em março de 2024 e deve ser concluída até 2025, com previsão de 299 faixas cobertas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Vale lembrar que dirigir usando o celular é uma infração gravíssima, que rende 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,47.
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