Quando o assunto é mercado automotivo, a maioria das pesquisas colhe a opinião dos motoristas/consumidores sobre as montadoras. No entanto, um levantamento feito na França decidiu perguntar o nível de satisfação dos lojistas/concessionários com as marcas. O estudo foi realizado pela Mobilians, associação que reúne concessionárias de automóveis, oficinas mecânicas, revendedores de peças, entre outros negócios do setor de mobilidade.
No levantamento, a Mobilians consultou 372 gestores entre 4 de julho e 10 de outubro deste ano para entender a satisfação com as marcas. Ao abordar os lojistas, a associação perguntou sobre diversos assuntos, como vendas de veículos novos e usados, serviços de oficina, comercialização de peças de reposição, financiamento, marketing e publicidade.
Na pesquisa, os gestores foram orientados a dar notas de 0 a 10 para cada aspecto da marca. No fim, a mais "amada" pelos concessionários foi a alemã BMW, que ficou com uma média de 7,27. A segunda colocada foi a Mini, marca automotiva britânica irmã de propriedade da BMW, com nota 7,01. A francesa Renault ficou no terceiro lugar, com 6,70.
Confira o top 10 da pesquisa abaixo:
- BMW - 7,27
- Mini - 7,01
- Renault - 6,70
- Mercedes - 6,64
- Dacia - 6,59
- Skoda - 6,52
- Suzuki - 6,52
- Toyota - 6,51
- Seat/Cupra - 6,51
- Volvo - 6,07
Algumas marcas conhecidas do público brasileiro, porém, foram mal avaliadas pelos lojistas franceses. As piores colocadas do levantamento de 2024 foram Mitsubishi (3,69), DS (4,04), Alfa (4,17), Citroën (4,17) e Jeep (4,19).
E no Brasil?
A última pesquisa envolvendo os concessionários brasileiros foi elaborada pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em 2022. Na ocasião, a BMW também liderou o estudo que contou com a presença de outras 26 marcas.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!