A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou, nesta segunda-feira (18), o balanço do feriado prolongado da Proclamação da República. Segundo o órgão, em quatro dias de operação (entre 14 e 17 de novembro), 1.318 pessoas foram fiscalizadas nas estradas espalhadas pelo Brasil. Deste montante, 1.048 passaram por teste de bafômetro.
Em comunicado, a PRF informou que 745 receberam autos de infração foram deflagrados nas rodovias do Brasil durante o feriado. A nota chama atenção para especificamente três violações: ultrapassagens indevidas, condutores ou passageiros sem o cinto de segurança e dirigir sob efeito de substâncias psicoativas.
Veja as principais infrações abaixo:
-
122 infrações por ultrapassagem indevida;
-
65 condutores ou passageiros sem cinto de segurança;
-
17 motoristas flagrados dirigindo sob efeito de substâncias psicoativas
A multa por cometer ultrapassagem indevida é considerada gravíssima, gerando suspensão da CNH, 7 pontos e multa de R$ 1.467,35. A mesma pena é aplicada para motoristas que dirigem sob efeito de substâncias psicoativas. Já motorista ou passageiro sem cinto é tratada como grave, causando 5 pontos na habilitação e mais multa de R$ 195,23.
A PRF ainda contabilizou 8 acidentes graves, uma redução de 38,46% em comparação ao feriado prolongado anterior, no Corpus Christi, entre 29 de maio e 2 de junho. Ao todo, 30 pessoas feridas e outras duas morreram durante as comemorações da Proclamação da República.
Por fim, a PRF também recuperou 6 veículos roubados ou furtados durante o feriado, prendendo 14 pessoas presas no período.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!