x
UAI
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Google apresenta tecnologia que ‘toma o volante’ de motoristas perigosos

Novo sistema aumenta segurança ao corrigir ações de motoristas que começam a ser irresponsáveis

Publicidade
Além de carros elétricos da Jaguar, frota da Waymo conta com Chrysler Pacifica e outros modelos
Além de carros elétricos da Jaguar, frota da Waymo conta com Chrysler Pacifica e outros modelos Foto: Waymo / Divulgação

A Google está desenvolvendo uma inovação no setor automotivo que promete revolucionar a segurança no trânsito. A gigante da tecnologia patenteou um sistema que utiliza sensores e inteligência artificial (IA) para monitorar as ações do motorista. 

A tecnologia consegue identificar comportamentos imprudentes, como sair da faixa de rodagem ou não utilizar a seta, e, se necessário, pode até assumir o controle total do veículo.

A ideia é simples, mas poderosa: antes de agir, o sistema emite alertas visuais e sonoros para corrigir a condução. Caso o motorista ignore os avisos e o comportamento seja considerado perigoso, o sistema pode tomar medidas mais severas, como avisar outros veículos ao redor sobre o risco ou, em situações extremas, assumir o controle do carro. Isso seria útil, por exemplo, em casos de direção sob efeito de álcool ou distração.

Jaguar I-Pace da empresa Waymo em rua asfaltada, há uma perna andando por faixa de pedestres em frente ao veículo.
Waymo é uma das principais empresas de transporte autônomo do mundo Foto: Waymo / Divulgação

A tecnologia é parte dos esforços da Waymo, divisão de carros autônomos da Google. A companhia garante que o sistema respeita a privacidade dos usuários, afirmando que os dados coletados servem exclusivamente para análise das ações do motorista e não serão utilizados para outros fins.

Mesmo que já tenha sido patenteada, a Google ainda não anunciou quando essa tecnologia estará disponível para comercialização.