A primeira-dama Janja Lula da Silva chegou à sede da presidência brasileira do G20, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (18), em um automóvel da BYD. Coincidentemente ou não, a montadora de carros elétricos chinesa é a principal concorrente da Tesla, fabricante de Elon Musk, com quem Janja trocou provocações nos últimos dias.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Janja aparece saindo pelas portas de trás de um BYD Tan, um SUV 100% elétrico de porte grande com sete lugares. Espaçoso, o carro que conduziu a primeira-dama tem 4,9 m de cumprimento, 1,95 m de largura, 1,7 m de altura e 2,8 m de entre-eixos.
Chegando à sede da presidência brasileira do @g20org para participar da Iniciativa do G20 sobre bioeconomia, crucial para concretizar o desenvolvimento sustentável. pic.twitter.com/rvXfNABPhy
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) May 7, 2024
Mais do que o conforto, o Tan também se destaca pela motorização, sendo equipado com um motor elétrico de 109 kWd (517 cv) e 17,4 kgfm de torque. Com um bom arranque, o modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. Já a velocidade máxima do SUV é de 190 km/h.
Atualmente, o BYD Tan é o veículo mais caro da montadora chinesa à venda ao público brasileiro, com valor de R$ 536 mil. O modelo usado por Janja, entretanto, não pesou no bolso da primeira-dama. Em fevereiro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o carro de presente em um encontro com executivos da BYD Brasil.
O Portal Vrum, inclusive, testou o BYD Tan em outubro deste ano. Veja a avaliação completa do SUV clicando aqui.
Janja x Musk
A polêmica começou no sábado (16). Na ocasião, em um painel do G20 Social, Janja insultou Musk ao defender a regulamentação das redes sociais. No dia seguinte, o empresário sul-africano retrucou e disse que o PT perderá as próximas eleições no Brasil, em 2026. O debate aumentou o debate em Brasília sobre a participação da primeira-dama na gestão do terceiro mandato de Lula.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!