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RECLAMAÇÕES

Conheça os principais problemas do Toyota Corolla

Um dos carros mais vendidos do Brasil também possui reclamações

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Conheça os principais problemas do Toyota Corolla, segundo os donos
Conheça os principais problemas do Toyota Corolla, segundo os donos Foto: Maria Antônia Rebouças/Esp. EM/D.A Press

O Toyota Corolla é um dos carros mais famosos do mundo, está entre os top cinco mais vendidos do mundo e o sedã médio mais comercializado no Brasil. Sua reputação é inegável, mas como todos os carros, ele não é perfeito. 

A sexta geração do Corolla, lançado em 2019, possui reclamações de alguns donos sobre alguma parte do carro. E os relatos vão desde os faróis até a coluna de direção, mas coisas fracas, nada mecânico. Por isso, vamos conhecer os defeitos relatados por alguns donos sobre o Toyota Corolla da geração atual, que recebeu um facelift no final de 2023. 

1) Problemas nos Faróis

Uma das reclamações mais frequentes dos proprietários do Corolla envolve os faróis, especificamente por conta de infiltrações. Essas infiltrações permitem a entrada de água, o que pode embaçar as lentes, causar amarelamento e até sujeira interna nos faróis. 

Toyota Corolla 2024 frente
Conheça os principais problemas do Toyota Corolla, segundo os donos Foto: Toyota Corolla ganha inovações tímidas na linha 2024

Esse problema já é antigo, conhecido na geração passada, como o modelo 2014. Em alguns casos, os donos relatam que as luzes diurnas de LED acabam queimando devido ao acúmulo de umidade.

Alguns donos de Corolla têm se manifestado no Reclame Aqui, sobre problemas nos faróis e dificuldades para obter suporte da Toyota. Uma proprietária de um Corolla XEI, que adquiriu o veículo há apenas oito meses, relatou que as duas lâmpadas dos faróis queimaram em um curto período. Ela explica: 

"“Entrei em contato na concessionária perguntando se a garantia cobria as lâmpadas, e o atendente disse que não. E pior: eles não têm essa lâmpada na concessionária nem se eu pagar para substituir. Absurdo isso!”"
por Proprietária de um Toyota Corolla no Reclame Aqui

A consumidora também questiona a segurança ao conduzir sem os faróis funcionando e pede que a montadora se responsabilize: “Como vou andar em rodovia sem farol? A Toyota vai pagar a multa?” Ela finaliza dizendo estar “muito decepcionada com a Toyota”. 

2) Falhas na ignição e motor de arranque

Alguns donos de Corolla também se queixam de dificuldades para dar a partida, tanto em versões com motor híbrido quanto nas versões com motor 2.0. Os relatos incluem carros que demoram a ligar ou até mesmo não funcionam de primeira. 

Em casos mais graves, o veículo chega a ficar parado até que seja identificado e consertado o problema no motor de arranque. Muitos usuários relatam demora no diagnóstico e resolução do defeito no sedã, o que acaba prolongando o tempo que o carro fica na concessionária para reparo.

Toyota Corolla Altis Hybrid Premium modelo 2024 branco cofre do motor 1.8 flex no asfalto com mata ao fundo

Um proprietário do Corolla XEI 2020 relatou no Reclame Aqui problemas recorrentes com a ignição do veículo e trancos na transição da primeira para a segunda marcha. Ele afirma que, apesar de o carro ter passado mais de 20 dias na oficina da Toyota para análise, os técnicos identificaram o defeito, mas não conseguiram resolver o defeito. 

“Eu nunca tinha visto isso na minha vida, uma empresa do tamanho da Toyota nos dias atuais não conseguir consertar o próprio veículo”, desabafa o cliente, que diz também estar frustrado com o custo alto de um veículo zero quilômetro que ainda apresenta falhas sem solução.

3) Barulhos nos rolamentos

Outro ponto que causa incômodo nos donos é o barulho dos rolamentos das rodas dianteiras. Muitos relatam ruídos que surgem nas rodas a velocidades mais baixas e, em alguns casos, a situação piora para um desgaste mais severo dos rolamentos, principalmente nas rodas dianteiras. 

Esse problema pode ocorrer até em veículos com baixa quilometragem, e geralmente é resolvido durante as revisões obrigatórias nas concessionárias, com a troca dos rolamentos defeituosos.

4) Acabamento e revestimento interno

Por mais que o Corolla tenha evoluído em termos de design e materiais, o acabamento interno é uma das principais queixas, especialmente em relação ao revestimento dos bancos e volante. Há relatos de que o couro dos bancos forma bolhas e enruga rapidamente, mesmo em carros com pouco tempo de uso. 

Além disso, o revestimento do volante também apresenta sinais de desgaste precoce, como descascamento. Outros defeitos apontados incluem falhas nos forros das portas e nas molduras das saídas de ar no painel, que não resistem bem ao uso contínuo.

Toyota Corolla Altis Hybrid Premium modelo 2024 branco interior painel multimídia bancos dianteiros no asfalto com mata ao fundo

Um cliente do Corolla XEI comentou seu descontentamento com o acabamento do veículo. Ele disse que, ao levar sua avó ao médico, uma das muletas dela encostou no forro da porta traseira, causando um furo.

“O material que parecia couro… é apenas uma imitação, corvin, pelo que fui procurar saber”, disse o consumidor. Ao procurar uma solução na concessionária, ele descobriu que seria necessário trocar o forro inteiro da porta, a um custo de R$ 1.780,00, pois a peça específica não é vendida separadamente.

O proprietário ainda comentou sua insatisfação com o fato de um veículo de mais de R$ 130 mil utilizar material de qualidade inferior.

5) Estalos na coluna de direção

A coluna de direção é outro ponto de atenção para os donos de Corolla. Muitos relatam estalos ao girar o volante em manobras e curvas em baixas velocidades, além de ruídos durante o movimento da direção. 

Toyota Corolla Altis Hybrid Premium modelo 2024 branco de traseira em movimento no asfalto com mata ao fundo

Esses estalos são mais comuns em modelos com menos de 10 mil km rodados. Algumas concessionárias alegam que esses sons são “normais” em direções com assistência elétrica, mas em outras, o problema é reconhecido e solucionado conforme relatado pelos clientes.

Um dono de um Corolla Corolla XEI 2020/2021 relatou sua frustração no barulho da coluna de direção. Segundo ele, o ruído ocorre ao movimentar a direção, tanto com o carro parado quanto em movimento. 

Após levar o veículo à concessionária Toyolex duas vezes, foi informado que o som “é normal” e que nada poderia ser feito.

"Aí vem a decepção… pois me disseram que não tinha o que fazer"
por Proprietário de um Toyota Corolla no Reclame Aqui

O cliente ainda fez um apelo à Toyota para realizar um recall e resolver o problema.

E você, já presenciou algum desses problemas em seu Toyota Corolla? Nos conte aqui nos comentários!