Uma quadrilha está conseguindo abrir e furtar carros em estacionamentos de postos de rodovias no interior de São Paulo. Através do site Reclame Aqui, diversos motoristas contaram que estão sendo perdendo objetos ao parar para comer ou usar o banheiro. Este foi o caso, por exemplo, de um homem identificado como Rodrigo. Em seu relato, a vítima afirma que foi furtada no Graal 67, localizado na Anhanguera, em 17 de agosto deste ano.
"Eu estacionei meu veículo elétrico, um BYD Dolphin, na vaga de carregamento rápido, para fazer uma recarga enquanto tomava um café dentro do estabelecimento. Logo após eu sair, notei que estava faltando meus óculos de sol e uma garrafa de água que estava lacrada. Achei estranho e verifiquei o porta-malas e, para minha triste surpresa, minha mochila com meu notebook e outros pertences foram subtraídos. Obviamente, esse furto aconteceu durante o período que estive no estabelecimento. Tive meu carro aberto e levaram meus objetos", contou.
Em algumas situações, as vítimas comentam que só percebem o crime momentos depois de deixar o estabelecimento. No mesmo Graal 67, um homem chamado Denis disse que o furto aconteceu em cerca de 30 minutos. O caso aconteceu em maio do ano passado.
"Abasteci o carro, em seguida fui até o restaurante 14:10h para almoçar. Quando sai, não notei nada de errado no carro. (14:40h). Segui para minha residência, sem paradas. Só em casa notei o furto. Sem nenhum sinal de abertura do carro. Em seguida, entrei em contato com o gerente do Graal, Sr IIdemar, que disse que verificaria as câmeras. Meu carro, um Chevrolet Cruze prata, foi estacionado em frente a porta de entrada do restaurante, em frente às câmeras", comentou.
Como funciona?
Em entrevista à revista "Quatro Rodas", um homem também disse que foi vítima dos ladrões quando parou no Graal 56, localizado na Rodovia dos Bandeirantes, por volta das 20:30 (de Brasília) do dia 29 de outubro deste ano. Segundo o morador da capital paulista, que não quis se identificar, o estabelecimento informou que a quadrilha está usando alguns dispositivos para destravar o carro sem que o dono perceba.
"Fui informado que têm ocorrido casos frequentes de furtos realizados por uma quadrilha que utiliza um dispositivo conhecido como 'chapolim ou Flipper', que serve para desbloquear as portas dos carros. Quando o proprietário se afasta, os ladrões entram rapidamente no carro e levam o que estiver dentro dele", declarou a vítima.
"O equipamento, semelhante a um controle remoto, embaralha os sinais eletromagnéticos do alarme e impede que o veículo seja trancado. Alguns modelos conseguem, inclusive, copiar o código de segurança da chave. Quando o proprietário se afasta, os ladrões entram rapidamente no carro e levam o que estiver dentro dele", acrescentou.
Somente nos quatro primeiros meses de 2024, o estado de São Paulo registrou 17.536 furtos e 4.437 roubos de carros nos primeiros quatro meses deste ano, uma média de 181 ocorrências por dia. Os dados foram levantados pelo Grupo Tracker, de rastreamento de veículos, e pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap). Apesar dos números expressivos, o índice de roubo caiu em 32% em comparação com o mesmo período de 2023. Já a taxa de furtos teve uma queda de 0,8%.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!