x
UAI
Túnel do tempo

Polícia Militar de SP já rondou de Fusca e Opala; veja outras relíquias

Alguns modelos não tinham suporte para armamento e muito menos grade separação entre a primeira e a segunda fileira de bancos

Publicidade
A Polícia Militar busca preservar as viaturas antigas
A Polícia Militar busca preservar as viaturas antigas Foto: Reprodução: Instagram

Ao longo dos anos, a Polícia Militar do estado de São Paulo utilizou diversos modelos para patrulhar as cidades. Veículos esses que são fabricados nos mesmos locais onde os automóveis dos cidadãos são produzidos, mas passam a ser chamados de viaturas, no momento em que passam pelo processo de adaptação às necessidades para a atuação do policiamento.

A reabertura do museu para visitação do público está em hiato, até o término da restauração do local. As viaturas históricas permanecem guardadas e seguras na garagem, mas, é possível ver os carros em apresentações como o desfile do Dia da Independência do Brasil, que ocorreu no dia 7 de setembro deste ano.

Para preservar a história das viaturas que já fizeram parte do efetivo da corporação, o centro de motomecanização é responsável por manter essa trajetória viva, desde a década de 1950, em São Paulo. Um dos primeiros carros a circular foi o Jeep Willys que tinha certas dificuldades de espaço para transportar dois policiais, suas armas e os detentos. Situação que se repetia mesmo com todo o espaço fornecido pela famosa Chevrolet Veraneio, que ainda não tinha os suportes adequados para garantir a segurança dos policiais e do próprio armamento, que ficava solto.

Com o tempo, a frota foi sendo trocada para se adaptar às novas demandas de velocidade e comodidade para separação interna, foi então que a Polícia Militar decidiu investir em viaturas do Chevrolet Opala, na década de 1980. A partir dos estudos de necessidades dos policiais, foram personalizados suportes para armamentos, kit de primeiros socorros, grade separação entre as fileiras de bancos, dentre outras novidades.

Os cidadãos de São Paulo também já puderam presenciar a circulação de outros modelos clássicos da Polícia Militar do estado, como o Chevrolet Ipanema, Volkswagen Santana, Fusca, Kombi, Ford Verona, Corcel e, mais recentemente, Land Rover Defender e o Fiat Uno. A corporação também conta com motos da BMW e Harley Davidson.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas