x
UAI
NO BRASIL

Carros elétricos: lista das marcas que mais ganharam mercado tem surpresa

Segundo a ABVE, 51.830 veículos 100% elétricos foram vendidos no país entre janeiro e outubro deste ano

Publicidade
No Brasil, BYD Seal é mais acessível que modelos da BMW com potência similar
No Brasil, BYD Seal é mais acessível que modelos da BMW com potência similar Foto: Luiz Forelli/EM/Vrum

O mercado de carros eletrificados está agitado no Brasil. Segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), 51.830 veículos 100% elétricos foram vendidos no país entre janeiro e outubro de 2024. A quantia é quase cinco vezes maior do que os dez primeiros meses do ano passado, quando 10.095 foram comercializadas. Apesar disso, apenas três marcas cresceram tanto em vendas quanto em participação neste período.  

A BYD é a montadora que mais ganhou espaço no mercado de elétricos no Brasil, passando de 45% para 72%. No período, a marca chinesa passou de 4.558 veículos vendidos para 37.464. Na sequência, aparece a GWM, também da China, que desembarcou no Brasil em 2024 e já tem 10% do mercado, com 5.272 de carros vendidos até outubro. A intrusa no meio das chinesas é a Ford, que passou de 0,3% para 0,9%, saindo de 31 emplacamentos para 449. 

  1. BYD - Subiu de 45% para 72% (De 4.558 para 37.464 carros vendidos)
  2. GWM - Subiu de 0% para 10% (De 0 para 5.272 carros vendidos)
  3. Ford - Subiu de 0,3% para 0,9% (De 31 para 449 carros vendidos)

De acordo com a ABVE, há ainda sete fabricantes que aumentaram o volume de vendas em 2024, mas perderam em participação de mercado. As marcas que sofreram as maiores quedas foram Volvo e BMW. Veja a tabela abaixo. 

Marca Unidades vendidas Participação de mercado
Volvo De 1.843 para 3.643 De 18% para 7%
JAC De 610 para 1.470 De 6% para 2,8%
Renault De 322 para 1.180 De 3,2% para 2,3%
BMW De 771 para 829 De 7,6% para 1,6%
Peugeot De 166 para 368 De 1,6% para 0,7%
Mercedes-Benz De 112 para 116 De 1,1% para 0,2%
VW De 73 para 82 De 0,7% para 0,2%

Por fim, outras dez marcas estão acumulando um 2024 negativo no segmento de carros elétricos, perdendo tanto na quantidade de unidades vendidas quanto em participação no mercado dos eletrificados. Esses são os casos de Mini, Porsche, Nissan, Audi, Chevrolet, Caoa Chery, Fiat, Citroën, Hyundai e Jaguar.

 

 

Marca Unidades vendidas Participação de mercado
Mini De 308 para 221 De 3,1% para 0,4%
Porsche De 247 para 194 De 2,4% para 0,4%
Chevrolet De 196 para 131 De 1,9% para 0,3%
Nissan De 219 para 67 De 2,2% para 0,1%
Audi De 199 para 111 De 2% para 0,2%
CAOA Chery De 121 para 60 De 1,2% para 0,1% 
Fiat De 84 para 14 De 0,8% para 0%
Citroën De 81 para 2 De 0,8% para 0%
Hyundai De 49 para 3 De 0,5% para 0%
Jaguar De 15 para 6 De 0,1% para 0%

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!