x
UAI
Cuidado Necessário

Veja cuidados necessários ao comprar carros híbridos ou elétricos usados

Saiba quais são os 5 principais cuidados que um comprador de carro híbrido ou elétrico usado deve ter.

Publicidade
BYD Seal
BYD Seal Foto: Luiz Forelli/EM/Vrum

Com a recém febre dos veículos híbridos e elétricos, muitas pessoas estão querendo entrar para esse mundo, entretanto, o valor um carro sustentável 0km é, tido por muitos, como fora de alcance. Portanto, a solução pode ser comprar um usado, porém, assim como você deve tomar cuidado na escolha da compra de um carro à combustão usado, para os carros eletrificados o cuidado deve ser redobrado. Trouxemos aqui os principais cuidados que se deve ter ao comprar esses automóveis.

Verificação Geral

Fazer as manutenções preventivas evita a revisão de férias
É sempre bom verificar se as manutenções estão em dia Foto: Internet / Reprodução

Assim como quando for comprar um carro normal, é importante fazer uma breve vistoria no histórico do carro, por exemplo se já foi batido, se tem partes que foram pintadas novamente, e se puder, realizar um test drive. Pois além de verificar se o carro está em boas condições estéticamente, é possível sentir o carro e ver se algo não está funcionando da forma como deveria. Sempre dar uma atenção maior ao funcionamento do motor e dos freios.


É importante olhar sempre o estado de conservação do interior do carro, os pneus e a lataria. Apesar de ser uma recomendação geral para todos os tipos de carro, se tratando dos híbridos e elétricos, por serem carros mais caros, é ideal prestar muita atenção nesses detalhes, pois a manutenção desses carros não costuma ser barata.


Desgaste da bateria

Posto de recarga da Audi com dois carros da marca carregando e ao fundo prédio cinza com duas janelas.
Carregadores rapidos, otimos para quem esta com pressa, mas uso continuo pode desgastar a bateria Foto: Audi/Divulgação

Um dos principais problemas dos veículos híbridos e elétricos é a bateria. Além de alimentar um segundo motor nos carros híbridos e nos elétricos ser a principal fonte de energia não só do motor, como também dos demais componentes elétricos presentes, é importante estar de olho na saúde da bateria. Se ela foi carregada de maneira correta, se o dono anterior não descarregou ela por completo mais de uma vez, se não houve nenhum problema que motivou o antigo proprietário a vender, esses casos são bem comuns.  


A maioria das montadoras oferecem um longo período de garantia das baterias, cerca de 8 a 10 anos. Entretanto, é sempre bom estar atento a essa questão, pois geralmente, o carregamento rápido acelera o desgaste da bateria.

Garantia e transferência

Negociação de carros usados demanda muita atenção do comprador
Negociação de carros usados demanda muita atenção do comprador Foto: Reprodução/prostooleh/Freepik

Um ponto muito importante sobre a questão da garantia, é se o novo dono do carro poderá fazê-la ou não, pois algumas montadoras não permitem que a garantia seja acionada por um segundo ou terceiro dono. Ou seja, por mais que o carro esteja apenas em seu terceiro ano de uso, caso a bateria apresente algum problema, se o veículo já estiver no nome de uma pessoa diferente do comprador original, a garantia não poderá ser ativada. Portanto, é necessário prestar atenção se o modelo que deseja comprar tem esse empecilho.


Carregamento e componentes

Porta-malas tem 543 litros de capacidade e esconde kit de reparo dos pneus, carregador de emergência e cabo extensor
Importante estar atento a todos os itens presentes no carro original Foto: Maurício Campelo/EM

É sempre importante se atentar para os componentes que vem no carro se eles estão funcionando corretamente, um exemplo são os cabos e conectores, que devem estar em ordem, visto que um kit de carregamento elétrico da BYD, por exemplo, parte do preço de R$2100. Outro fator a prestar atenção seria o carregamento e duração da bateria, checar se o carro está carregando na velocidade correta e se a bateria não abaixa muito cedo. É necessário, além de conferir se os cabos estão inteiros, se o carregamento está normal. 


Além disso, os carros da BYD por exemplo, possuem uma multimídia que gira ao pressionar um botão, é sempre bom verificar se ela está funcionando corretamente. Não só as multimídias, como também todo e qualquer componente elétrico (do sistema 12 volts) que esses veículos possuam.


Sistemas de condução, propulsão e freios

Caoa Chery Tiggo 7 Pro modelo 2022 branco cofre do motor 1.6 turbo estático no estúdio
Motor híbrido requer atenção Foto: Caoa Chery/Divulgação

Assim como já mencionado acima, é muito importante conferir o funcionamento dos principais sistemas do carro, pois caso haja algum defeito que possa comprometer o funcionamento no futuro, a manutenção ficaria muito cara, tendo em vista que o carro pode não ser novo, mas o valor da manutenção é condizente com a de um carro novo.


Por isso é importante levar um especialista nesses tipos de carros para realizar a revisão em conjunto, e assim explicar o que está certo e o que está errado, e assim ver se a pessoa deseja comprar o carro ou não.


  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas