x
UAI
Produção nacional

Onde fica a fábrica da Hyundai no Brasil? Descubra a história e produção

Veja mais sobre a história da montadora sul-coreana no Brasil, que produziu o terceiro carro mais vendido em outubro de 2024

Publicidade
Fábrica do interior de São Paulo já recebeu bastante investimento
Fábrica do interior de São Paulo já recebeu bastante investimento Foto: Divulgação: Hyundai

A fabricante sul-coreana possui três fábricas no país de origem e mais sete ao redor do mundo. Uma dessas está localizada no Brasil, onde foram investidos 700 milhões de dólares (cerca de 1,1 bilhão de reais na cotação da época do início das obras) para que fosse possível dar prosseguimento às montagens. Atualmente, o polo industrial é responsável pela produção nacional dos modelos HB20 e do SUV Creta.

A chegada da Hyundai no país começou com a construção da planta em Piracicaba (SP), escolhida estrategicamente pela infraestrutura logística e proximidade com fornecedores. O primeiro modelo produzido foi o HB20, lançado como um carro compacto adaptado ao mercado local, que rapidamente se tornou um sucesso de vendas. Além dele, o SUV Creta também é fabricado na unidade, ampliando o portfólio nacional. A fábrica possui uma área total de 1.390.000 m², sendo 130.600 m² de área construída, o que a capacita para produzir 220 mil carros por ano, ou seja, 44 carros por hora.

De acordo com os dados divulgados pela Fenabrave no mês de outubro deste ano, o terceiro carro mais vendido no Brasil é o Hyundai HB20 com 10.795 veículos comercializados no mês.

Em 2022, a Hyundai deu mais um passo importante ao inaugurar uma fábrica de motores em Piracicaba (SP), um marco que exigiu um investimento de R$ 500 milhões para reforçar o compromisso da empresa com a nacionalização de componentes. O polo industrial do interior de São Paulo, é o primeiro, entre as treze fábricas de motor da Hyundai no mundo, a otimizar o processo de fabricação através do Robô Móvel Autônomo (AMR).

Desde sua inauguração, a planta já produziu milhões de veículos, abastecendo tanto o mercado interno quanto as exportações para países vizinhos. Um exemplo recente é da própria exportação de modelos HB20 para a Argentina, o qual já era comercializado para outros países latinos, como Colômbia, México, Paraguai e Uruguai.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas