A Volkswagen completou, na última segunda-feira (18), 65 anos da inauguração de sua primeira fábrica no Brasil, localizada na Rodovia Anchieta, em São Bernardo (SP), no Grande ABC. Depois desta planta, a montadora alemã abriu mais três, sendo outras duas localizadas no estado de São Paulo e uma no Paraná. Abaixo, confira onde ficam as fábricas da VW, a líder de vendas no país, com cerca de 17% de participação no mercado nacional.
São Bernardo
Embora tenha começado a operar no Brasil em 1953, a Volkswagen só inaugurou a sua primeira fábrica em 1959, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek, responsável por abrir as portas para várias montadoras de carros no Brasil.
Desde então, a unidade de São Bernardo já produziu 4,7 milhões de automóveis no Brasil, o que corresponde a 57% do total de 25,7 milhões de unidades fabricadas pela empresa em seus 71 anos de atuação no país.
A planta tem área total de 1,6 milhão m², dos quais 994 mil m² são de área construída. Atualmente, o local produz os veículos Nívus, Polo, Virtus e linha Saveiro.
Taubaté
A segunda planta da VW foi aberta em Taubaté (SP), cidade localizada a cerca de 140 km da capital paulista. Inaugurada em 14 de janeiro de 1976, a fábrica tem área total de 3,6 milhões m² e 396 mil m² de área construída, sendo a segunda maior no Brasil. Atualmente, o Polo Track é produzido no local.
São Carlos
Vinte anos depois, em 1996, a Volkswagen decidiu a planta de São Carlos (SP), município situado a aproximadamente 250 km de São Paulo. A fábrica tem área total de 746 mil m² e 95 mil m² de área construída. Lá, a VW produz 70 modelos diferentes de motores.
São José dos Pinhais
A planta mais "nova" da fabricante alemã foi inaugurada em 1999, em São José dos Pinhais (PR), na Região Metropolitana de Curitiba. No local, a fábrica produz o T-Cross, um dos SUVs mais vendidos do país. A área total é de 1,3 milhão m², dos quais 305 mil m² são de área construída.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!