Enquanto diversas fabricantes repensam suas estratégias relacionadas a carros 100% elétricos, a BMW terá um M3 totalmente elétrico, segundo confirmou o CEO da divisão esportiva M, Frank van Meel.
Em entrevista ao site Autocar britânico, van Meel adiantou os planos da divisão esportiva, que seguirá trabalhando em motores a combustão mais eficientes e ecológicos enquanto houver demanda por eles. Por isso, o BMW M3 a combustão está garantido na próxima geração, já que o atual motor 3.0 twin-turbo (S58) está enquadrado nos padrões exigidos pelos próximos anos na Europa.
Entretanto, o modelo elétrico será baseado na nova plataforma da BMW, conhecida como Neue Klasse, exclusiva para seis modelos totalmente elétricos. Por sua vez, o modelo a gasolina manterá a plataforma da geração G80, mas será completamente atualizada.
Van Meel ainda afirmou que sabe que a M3 elétrica irá causar espanto, afinal, será um carro mais pesado que o modelo a combustão devido ao pacote de baterias que naturalmente é mais pesado, e precisa ter uma grande capacidade energética.
Para tentar compensar esse efeito, os modelos terão quatro motores elétricos, o que irá permitir vetorização de torque mas quatro rodas. Assim, a divisão M espera que o M3 elétrico proporcione “o mesmo traçado e a precisão conhecida de um carro M”, afirmou o executivo.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!