x
UAI
B27 CONCEPT

Toyota apresenta sedã elétrico com tecnologia da BYD; conheça

Modelo é projetado exclusivamente para o mercado chinês, com previsão de chegada às linhas de produção em 2025

Publicidade
BZ7 é o novo sedã elétrico da Toyota
BZ7 é o novo sedã elétrico da Toyota Foto: Reprodução/Dongchedi

A Toyota apresentou no Salão de Guangzhou, na China, o inédito bZ7 Concept, um sedã elétrico de grande porte que se junta à crescente família de veículos elétricos bZ. Desenvolvido em colaboração com a GAC Toyota, o bZ7 é projetado exclusivamente para o mercado chinês, com previsão de chegada às linhas de produção em 2025.

Equilibrando inovação e estética futurista, o bZ7 destaca-se por seu design arrojado e aerodinâmico, com elementos visuais que remetem ao estilo cupê. A dianteira fechada e a iluminação contínua, presente tanto na frente quanto na traseira, reforçam o apelo moderno do modelo. Este conceito remete ao Comfortable Space Concept, apresentado no evento de Guangzhou do ano passado, caracterizando a filosofia de design da Toyota.

Parceria com a BYD

Como outros integrantes da linha bZ, o bZ7 será equipado com tecnologia desenvolvida em parceria com a BYD, renomada fabricante chinesa. A integração das baterias Blade e dos motores elétricos de ponta da BYD promete entregar alto desempenho e eficiência energética. Esta sinergia tecnológica já foi bem-sucedida nos modelos bZ3 e bZ3C, e agora continua a fortalecer a estratégia da Toyota no setor elétrico, especialmente no mercado chinês.

Estratégias no mercado chinês

Toyota BZ7 tem motor e baterias da BYD
Toyota BZ7 tem motor e baterias da BYD Foto: Reprodução/Dongchedi

A série bZ, com forte presença na China, é uma grande aposta da Toyota. Parcerias com grupos locais, como a GAC Toyota, têm viabilizado a comercialização de modelos como o bZ3X e o bZ4X (denominado Bozhi 4X na região). A FAW Toyota, outro parceiro estratégico, oferece o bZ3 e bZ4X, planejando em breve incluir o bZ3C em seu portfólio. Essa estratégia busca ampliar a influência da Toyota num dos maiores mercados de carros elétricos do mundo.

Investimentos 

Internamente identificado como projeto "630D", o desenvolvimento do bZ7 recebeu um investimento significativo de 1,588 bilhão de yuans, equivalente a cerca de 218 milhões de dólares. A expectativa é que o modelo entre em produção em meados de 2025, prometendo ser um forte concorrente de veículos como Xiaomi SU7, BYD Han e Luxeed S7, todos focados no segmento de sedãs elétricos de alta performance.

Desafios 

Toyota BZ7 traseira
Toyota BZ7 traseira Foto: Reprodução/Dongchedi

Com o lançamento do bZ7, a Toyota visa consolidar sua posição no competitivo mercado de veículos elétricos na China. Embora o setor esteja repleto de players inovadores, a marca japonesa aposta em sua tradição e expertise aliadas às modernas tecnologias elétricas para conquistar consumidores chineses. A expansão da série bZ é um reflexo do compromisso da Toyota em liderar a transição para a eletrificação, oferecendo alternativas que combinam sustentabilidade e inovação.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!