x
UAI
Categoria em crescimento!

Cadillac terá equipe e motores na Fórmula 1 a partir de 2026

Após entrada frustrada junto com Andretti, Cadillac foi aceita sem mencionar time norte-americano; veja detalhes:

Publicidade
General Motors estará na Fórmula 1 com a sua marca de luxo Cadillac
General Motors estará na Fórmula 1 com a sua marca de luxo Cadillac Foto: Divulgação

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou o acordo com a General Motors e Cadillac para a entrada da equipe estadunidense na principal categoria do esporte a motor a partir de 2026. A GM/Cadillac fará sua estreia na F1 inicialmente como equipe, antes de iniciar a produção de motores, a partir de 2028.

A negociação da entrada da General Motors na categoria se arrasta desde o início de 2024, quando a fabricante se uniu à equipe Andretti em uma tentativa da equipe americana de mostrar que seu interesse de participar da categoria era sério, entretanto, teve a candidatura negada. Agora, a FIA confirmou a participação da Cadillac na categoria, mas sem citar o nome Andretti.

A participação da GM na categoria faz parte dos planos de expansão da Fórmula 1 no mercado dos Estados Unidos. Atualmente, o país conta com dois Grandes Prêmios (Austin e Las Vegas), teve um piloto de 2023 a agosto deste ano (Logan Sargeant), e ainda tem a Ford como parceira da Red Bull. 

Família Andretti estará envolvida na equipe

Embora a tentativa da Andretti de ter sua própria equipe na categoria não tenha sido aceita pela Fórmula 1, a família estará envolvida no projeto. Mario Andretti, piloto da Fórmula 1 entre 1968 e 1981, tendo vencido o título mundial em 1978 com a Lotus, foi anunciado como conselheiro da equipe.

Apesar de ser Mario ser o Andretti de maior sucesso nas pistas, a equipe Andretti é comandada por seu filho Michael. Segundo o Motorsport.com, a estrutura usada pela Cadillac será a pensada pela Andretti em janeiro, quando tentou entrar na categoria. Em abril, a equipe inaugurou uma sede na Inglaterra para facilitar a logística e operação da equipe.

Início como equipe cliente

A partir de 2026, a Cadillac entrará como equipe cliente, ou seja, terá que comprar a unidade de potência de uma das fabricantes disponíveis na categoria. Essa fabricante já até foi definida e será a Ferrari. Portanto, em 2026, a Ferrari fornecerá motores para Haas e Cadillac, além de seus próprios carros.

Em 2028, a Cadillac iniciará a utilização de seus próprios motores, um processo que pode ser bem complexo, visto a dificuldade enfrentada pela Honda quando retornou à categoria em 2015 e a Renault deixou de produzir seus motores para a temporada de 2025.

Contudo, em 2028, a Fórmula 1 terá os seguintes fornecedores: Honda (Aston Martin), Cadillac (Cadillac) Ferrari (Ferrari e Haas, caso nada seja alterado), Audi (Audi/Sauber) Mercedes-Benz (Mercedes, Alpine, McLaren e Williams) e Ford, parceira da Red Bull Powertrains na construção de motores para Red Bull e VCarb.

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!