x
UAI
MUDANÇA NA ESTRATÉGIA

Porsche revê plano de eletrificação e deve manter modelos a combustão

Diretor financeiro comentou o planejamento da empresa para os próximos anos

Publicidade
Novas versões de Porsche Cayenne em quase 1 milhão de reais
Novas versões de Porsche Cayenne em quase 1 milhão de reais Foto: Porsche/Divulgação

A Porsche está enfrentando um sério problema em seu plano de eletrificação. Em setembro de 2023, os emplacamentos de veículos elétricos representavam 12 % das vendas da marca. No mesmo mês deste ano, este percentual caiu para 7,3%. Em cima disso, o diretor financeiro da empresa, Lutz Meschke, anunciou que a montadora deve manter opções a combustão mesmo para automóveis elétricos. 

"No segmento premium e de luxo, há uma clara tendência para carros com motores de combustão interna, portanto, reagiremos [a isso] em nosso ciclo de produção", disse o executivo, em entrevista à Automotive News.

No ano passado, a Porsche anunciou que esperava que 50% dos carros vendidos em 2025 fossem elétricos. Porém, a ideia precisou ser revista após os resultados negativos deste ano, sobretudo do Taycan. "Atualmente, estamos analisando a possibilidade de os veículos originalmente pensados para serem totalmente elétricos acomodem também propulsão híbrida ou a combustão pura", disse Meschke. 

"No momento, estamos no meio do processo de tomada de decisão. O que está claro é que continuaremos a usar o motor a combustão por muito mais tempo do que o planejado", continuou acrescentou.

Entre os modelos que terão versões a combustão e elétrico, estão o Cayenne e o Panamera. Ambos terão motores plug-in e combustão, com o V8 ainda mais aprimorado para reduzir as emissões. 

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!