O Fiat Cronos é atualmente o sedã mais vendido do Brasil com 34.011 modelos comercializados entre janeiro e outubro. Produzido em Córdoba, na Argentina, chegou ao mercado em 2018 como substituto do Fiat Siena.
Com preços a partir de R$ 95.990 na versão de entrada, Drive 1.0 MT, e chegando a R$ 114.990 na configuração topo de linha, Precision, o modelo se consolidou como uma opção popular entre frotistas e motoristas de aplicativos.
Equipado com motor Firefly 1.0 de 71/75 cv e 10/10,7 kgfm de torque, o modelo vem equipado com câmbio manual de cinco marchas na versão de entrada ou na opção 1.3, que gera 101/109 cv e 13,2/13,7 kgfm de torque, pode ser atrelado ao manual, também de cinco velocidades, ou CVT de sete marchas.
Embora tenha muitas vendas e também um bom custo-benefício, tomando em conta seu ótimo consumo, que relataremos mais à frente, alguns proprietários apontam problemas que têm gerado insatisfação, especialmente no Reclame Aqui. Nós do Vrum reunimos os principais.
1. Cinto de segurança traseiro com falhas
Um dos problemas mais recorrentes relatados pelos proprietários é relacionado ao cinto de segurança traseiro. Muitos usuários mencionaram que o componente pode não funcionar corretamente, já que ele pode se soltar em frenagens bruscas ou não se recolhendo automaticamente após o uso.
Em 2023, a Fiat realizou um recall para substituição dos cintos de segurança de unidades específicas que podem apresentar problemas. Entre alguns relatos,
Um proprietário de um Fiat Cronos 2023, adquirido da Localiza, relatou que o veículo está incluído em um recall referente à trava do cinto de segurança traseiro. Ele descreve a demora no atendimento: “Estou há quase 4 meses aguardando e até agora não obtive nenhum retorno de agendamento.”
O consumidor também comentou sua preocupação com a segurança de suas crianças que viajam no banco traseiro: “Tenho 2 crianças que viajam no banco traseiro e isso coloca a segurança delas em risco. Acho um descaso esperar tanto tempo por um serviço tão simples.”
Outro proprietário de um Fiat Cronos 2018 de São Gonçalo (RJ) comentou sua decepção com os cintos traseiros do modelo, que apresentaram falha no mecanismo retrátil: “Os dois equipamentos do banco traseiro apresentaram o mesmo defeito.” Ele criticou a Fiat por não incluir veículos de anos anteriores no recall: “Só fizeram o recall para os veículos 2023. Isso mostra negligência com um item de suma importância para a segurança dos clientes.”
Um relato de um dono de um Cronos 2019 em Glória do Goitá, Pernambuco, também apontou problemas recorrentes no cinto traseiro: “Já fiz reparo nos cintos de segurança traseiros 3 vezes. Simplesmente os cintos não retornam ao local.” Ele deixou explícito que a Fiat deveria ampliar o recall para modelos mais antigos: “Os de 2018 em diante apresentam o mesmo problema. É um absurdo, pois o cinto de segurança é um item de uso obrigatório para a segurança dos ocupantes.”
2. Problemas no câmbio e ruídos
Outros problemas relatados pelos proprietários do Fiat Cronos envolvem a transmissão. Alguns consumidores reclamam de ruídos anormais nas engrenagens durante as trocas de marcha, além de trepidações perceptíveis ao dirigir.
Em casos mais graves, barulhos como um assobio foram ouvidos por proprietários em câmbios CVT, utilizado nos modelos mais novos.
Além disso, há reclamações frequentes sobre o trocador de calor, que pode permitir a mistura do fluido de arrefecimento com o óleo do câmbio, causando danos à transmissão. Problemas esses bem conhecidos por proprietários de Jeep Compass, Renegade, entre outros. Porém a Fiat trocou essa transmissão em 2020.
Um proprietário de um Fiat Cronos CVT 2022 relatou sua frustração após notar um assobio persistente na quinta marcha, mesmo após levar o carro à concessionária: “Paguei R$ 95 mil em um carro que foi o sonho meu e de minha família, mas com menos de 6 meses de uso, só sinto arrependimento. A Fiat se nega a corrigir essa falha do câmbio CVT.”
O consumidor ainda comentou que o problema foi identificado como um “vício oculto” e que seria necessário acionar a justiça.
Outro relato veio de um dono de um Fiat Cronos Precision automático, modelo 2018, que teve um grande prejuízo devido à falha no trocador de calor. Segundo ele: “O trocador de calor furou, misturando a água do arrefecimento com o óleo do câmbio e danificando completamente a transmissão. Prejuízo inicial: R$ 13.000,00!”
Por fim, outra compradora recente de um Fiat Cronos Drive 2024/2025 com câmbio manual ficou decepcionada ao notar ruídos altos nas engrenagens e trepidações no câmbio ao dirigir: “Comprar um veículo de R$ 100 mil e ter a sensação de andar num veículo velho é bem complicado.”
Ao levar o carro à concessionária, foi informado de que “os barulhos eram normais” e que não havia como solucioná-los. A consumidora concluiu: “Hoje me sinto envergonhada até de dar uma carona, porque as pessoas percebem os ruídos.”
Os modelos mais recentes do Cronos utilizam o câmbio CVT Aisin K312. Este novo câmbio, também usado no Argo, Pulse e Yaris, é considerado mais moderno e confiável.
3. Ruídos no acabamento interno e peças de má qualidade
Outro ponto frequentemente mencionado é o acabamento interno, com relatos de barulhos no painel e portas, além de peças que se desgastam rapidamente. Muitos donos destacam que a qualidade dos materiais deixa a desejar.
Um consumidor relatou problemas com a qualidade do painel do veículo: “O painel do meu Cronos vibra muito em ruas irregulares. Parece carro velho, mesmo sendo um modelo novo. Levei na concessionária, mas eles disseram que é ‘normal’.”
Outro comprador escreveu sobre falhas no acabamento interno, mencionando defeitos nas borrachas das portas: “As borrachas das portas começaram a soltar depois de um ano de uso. O acabamento interno não condiz com o preço do carro.”
4. Consumo alto
Outros proprietários do Fiat Cronos relatam insatisfação em relação ao consumo de combustível, principalmente em modelos com câmbio automático. O problema é citado tanto por consumidores que adquiriram o modelo 1.8 quanto o 1.3.
Uma consumidora afirmou: “Meu Cronos automático está fazendo 3,7 km/l com gasolina. Comprei o carro novo, pensando que o consumo iria melhorar com o tempo, mas após diversas idas à concessionária, nada foi resolvido. Me disseram que é um problema de fábrica. Estou gastando um absurdo só para abastecer o carro.”
Outro consumidor, que adquiriu um Cronos 1.3, destacou que o consumo ficou muito abaixo do prometido: “Comprei o carro com a promessa de que faria 12,4 km/l na cidade, mas a média não passa de 9,5 km/l. Moro em uma cidade pequena, com trânsito leve, e mesmo assim o desempenho é decepcionante. Me sinto induzido ao erro na compra do veículo.”
Já em relação a nota do Reclame Aqui, a Fiat mantém uma nota 6.6, considerada regular. Entre as principais categorias de reclamação relacionadas ao Cronos, destacam-se:
- Problemas mecânicos: 215 ocorrências.
- Peças de má qualidade: 368 reclamações.
- Descumprimento de prazos: 97 registros.
- Serviços não incluídos na garantia: 89 casos.
Atualmente o Cronos é considerado um custo-benefício pelo seu consumo com motores 1.0 que podem chegar a 14 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada com gasolina. Com etanol, o sedã faz 9,9 km/l e 11,4 km/l respectivamente. Além disso, seu porta-malas de 525 litros, maiores que muitos sedãs médios.
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Deixamos este espaço aberto caso a Fiat queira se manifestar e oferecer esclarecimentos sobre os pontos abordados nesta matéria e os problemas relatados.
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