A Stellantis anunciou o lançamento de novas plataformas multi-energética modular que pode ser concedida para novas picapes, além de SUVs no mercado global. E após o anúncio, o CEO da Ram, Chris Feuell, confirmou que uma nova picape média será construída sob a nova arquitetura.
Mesmo que os detalhes ainda sejam bem limitados, a novidade pode preencher uma lacuna importante no portfólio da fabricante, que é a de picapes que atualmente não conta com um modelo de porte médio para rivalizar diretamente com Ford Ranger, Toyota Hilux (competir com a Tacoma no EUA) e Chevrolet S10.
O modelo pode marcar o retorno da Dakota, que saiu de linha no mercado norte-americano em 2010 e descontinuada no Brasil em 2001, mas que deixou sua marca no segmento.
A nova caminhonete deverá ser construída sobre a plataforma STLA Frame, a nova arquitetura que a Stellantis projetada para veículos robustos como SUVs e picapes, além de ser adaptável a configurações híbridas, elétricas e até hidrogênio.
A estrutura permite autonomia de 1.100 km de alcance com extensor de alcance e 800 km sem o extensor, apenas com a bateria. Além disso, a carga útil tem capacidade de 1.224 kg e reboque de 6.350 kg. A nova arquitetura permite tensão elétricas entre 400 e 800 volts.
Essa estratégia pode colocar a Ram de volta no páreo das picapes médias, mirando um público que busca desempenho, força, tecnologia, um porte mediano e acessível.
Atualmente, a Rampage é o modelo mais próximo da categoria, com sua plataforma compartilhada com Fiat Toro e Jeep Compass, ela não compete diretamente com os modelos médios tradicionais, já que é considerada uma picape média/compacta.
Com uma nova picape, a marca pretende conquistar um nicho em crescimento global, especialmente na América do Norte, seu mercado principal.
Ainda não há confirmação sobre o nome do modelo ou detalhes técnicos, mas a Ram já adiantou que mais informações serão divulgadas em breve. Além disso, Feuell comentou que a nova picape “irá impressionar”.
Se for bem posicionada em preço e desempenho, a nova picape média pode ser um divisor de águas para a RAM também no Brasil e no mundo.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!