Um dos grandes mistérios do mundo automotivo é a coleção de carros do Sultão e da família real de Brunei, um pequeno país localizado na Ilha de Bornéu, fazendo fronteira com parte da Malásia. Por décadas, diversas imagens de carros exclusivos sempre foram associadas à coleção da família real do país, tidas como uma das mais exclusivas e caras do mundo.
Com pouco mais de 450 mil habitantes, a economia do país é forte por conta da exploração de petróleo, carvão e gás natural.
Segundo o portal The Drive, a coleção da família real começou a ser montada nos anos 90 pelo príncipe e irmão do Sultão, Jefri Bolkiah, que já foi ministro das finanças do país, e um de seus filhos. Por conta de problemas financeiros com diversas empresas compradas por Jefri, alguns carros tiveram de ser vendidos. Estima-se que a garagem já teve cerca de 2,5 mil veículos, mas há quem fale em 7 mil.
Entre os modelos estão seis Porsche 959, sete Ferrari F40 nas cores branca, cinza, preto fosco e verde metálico,3 Ferraris 288 GTO, além das 456 GT Saloon (sedan), Venice (Perua) e Spyder. Na época, as 456 Venice marcou a primeira vez que a Ferrari produziu um carro carroceria perua, o que voltou a acontecer somente em 2011 com a FF e 2016 com a GTC4Lusso.
Nem todas dessas Ferrari estão no perfil, mas estima-se que a família tenha 11 Ferrari 456, sendo seis de Jefri.
Além das Ferraris, a coleção conta ainda com pelo menos seis McLaren F1 de diversas versões como GTR, Long Tail e uma réplica da vencedora de Le Mans de 1995, já que o modelo vencedor pertence à própria McLaren.
Há ainda outros modelos como cinco Dauer 962, que era a versão de rua do Porsche 962 que venceu as 24 horas de Le Mans, quatro Bugatti EB 110, quatro Ferrari F50, além de diversos modelos exclusivos da Bentley como o SUV Dominator, produzido a partir de uma plataforma da Range Rover a pedido da família real, entre outros modelos exclusivos.
Dinheiro move o mundo
A Ferrari é conhecida por ser uma marca extremamente difícil de lidar e que tem um processo de aplicação muito difícil para quem deseja comprar um carro zero km. Para a família real de Brunei, a situação é diferente. Além dos carros já citados, a coleção conta com três Ferrari Mythos, produzidas especialmente para a família. O Sultão, Hassanal Bolkiah, é dono de uma vermelha e azul, enquanto Jefri é dono da unidade na cor preta.
Ver essa foto no Instagram
Além da Mythos, a família tem raríssimas unidades da Ferrari FX, que teve cerca de 7 ou nove carros produzidos, sendo que seis estão sob posse da família real. Tanto a FX quanto a Mythos eram baseadas na Testarossa com motor V12, mas a Mythos tem transmissão manual de cinco marchas, enquanto a FX usa câmbio sequencial desenvolvido pela Williams de Fórmula 1.
Além disso, a família real ainda encomendou a criação da Ferrari F90. Segundo Enrico Fumia, ex-diretor da Pininfarina, responsável pelo design de muitos carros da Ferrari, Jefri Bolkiah entrou em contato com a Pininfarina após a encomenda de 12 Testarossa Spiders para realizar um projeto secreto.
Segundo Fumia, o importador da Ferrari em Singapura, que fez o contato entre Pininfarina e Jefri, determinou que ninguém poderia saber do projeto, especialmente a Ferrari. O pedido era que um novo carro fosse feito do zero, mas a Pininfarina usou designs recusados pela Ferrari ao criar o Mythos, e o escolhido pelo irmão do Sultão foi justamente o desenho de Fumia.
Ver essa foto no Instagram
Como a Ferrari não poderia saber da existência desse carro, Fumia explicou que os testes eram realizados somente durante a madrugada, com a carroceria camuflada e sem qualquer emblema que pudesse remeter à Ferrari.
De 1988, quando o projeto começou, até 2002, a Ferrari não soube da existência do carro. Nos anos 2000, alguém visitou a garagem da família real e fotografou uma unidade da F90. No primeiro momento, a Ferrari não reagiu à notícia, e só foi buscar entender o passado do carro a partir de 2005, quando reconheceu a F90 como uma Ferrari autêntica.
A família real do Brunei também possuía muita influência na Bentley, pois possui diversos modelos exclusivos criados a pedido do Sultão e sua família. Modelos como Imperial, Pegasus, Buccaneer, Grand Prix e Monte Carlo, são as raridades criadas pela marca britânica.
Ver essa foto no Instagram
Todas as fotos da coleção possuem um aspecto bem antigo, provavelmente tiradas em algum momento no fim dos anos 90 ou início dos anos 2000. Não se sabe ao certo o estado atual desses carros, nem se ainda estão sob posse da família real ou mesmo localizados no Brunei.
Ao que tudo indica, em algum momento na virada do milênio o Sultão e seus familiares deixaram de investir em veículos extravagantes e raros, já que não vazaram fotos, pelo menos até o momento, de modelos mais modernos. Considerando a boa relação com a Ferrari, por exemplo, era de se esperar uma unidade da Enzo, La Ferrari, ou mesmo modelos exclusivos, mas parece que a coleção parou nos anos 90.
- Acompanhe o Vrum também no YouTube e Dailymotion