É comum ver alguns carros antigos e até mesmo novos serem leiloados como sucatas. Normalmente, os proprietários decidem se livrar dos veículos que possuem problemas graves e não podem mais ser utilizados ou revendidos. Apesar disso, para classificar o automóvel como sucata, é preciso protocolar no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) o pedido de baixa permanente. Tire algumas dúvidas sobre o tema abaixo.
Quando o carro vira sucata?
O veículo é considerado como sucata quando ele não tem mais vida útil ou não pode mais ser utilizado. Geralmente, os proprietários tentam transformar o veículo em sucata quando o carro se envolve em acidentes graves, tem danos estruturais severos, um desgaste extremo ou possui reparos que são mais custosos que o valor do próprio automóvel.
Como dar baixa?
O processo de transformar um carro em sucata é simples, mas possui algumas exigências. Primeiro, é preciso acionar o Detran do estado e marcar um horário para perícia, seja através do site ou do telefone de contato.
Na sequência, o proprietário precisa apresentar alguns documentos, como RG ou CNH, Certificado de Registro do Veículo (CRV) e declaração de baixa do automóvel. Depois, o dono terá que pagar uma taxa, que varia de acordo com o estado.
Para virar sucata, porém, o carro precisa estar regularizado e livre de qualquer pendência. Assim, caso veículo seja financiado, ele só poderá ser baixado após quitação do financiamento. O mesmo vale para multas e impostos, que precisam estar em dia.
Quais são as vantagens?
A partir do momento em que o carro vira sucata, ele não pode mais rodar nas ruas. A vantagem, porém, é que o dono não precisará pagar mais alguns taxas, como IPVA, licenciamento e seguro obrigatório. Além disso, o veículo pode ser leiloado - por exemplo, recentemente, uma Ferrari Dino foi leiloada com lance mínimo de R$ 546.
Isto acontece porque esses veículos ainda podem ser utilizados de outras maneiras, como para reciclagem de materiais, desmontagem de peças, projetos de restauração ou como recursos para fins educacionais.
Quem pode comprar a sucata?
Atualmente, apenas desmanches e ferros velhos podem fazer a compra e a comercialização de sucata de veículos.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!