x
UAI
Cuidados necessários

Quais os principais cuidados para se ter com um carro elétrico?

Como estão se tornando febre aqui no Brasil, confira aqui os 5 principais cuidados para se ter com carros elétricos

Publicidade
BYD Dolphin
BYD Dolphin Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Os carros elétricos estão se tornando cada vez mais comuns nas ruas brasileiras, e por conta disso, questões sobre os cuidados para se ter com esses veículos devem ser constantemente abordadas. Sendo assim, resolvemos trazer uma lista com os 5 principais cuidados que se deve ter com um carro elétrico, para que os donos e futuros donos saibam o que deve ser feito para preservar seus carros.

Manutenção regular

Troca de filtro do sistema de ar-condicionado do carro
Trocar o filtro do ar-condicionado auxilia no bom funcionamento do sistema e ajuda a evitar problemas respiratórios Foto: Kia/Divulgação

Um carro elétrico deve ter uma manutenção regular pois por se tratar de carros relativamente novos no mercado, eles devem ter um cuidado especial, visto que, nenhum deles é fabricado no Brasil, ainda. É importante também sempre seguir as orientações do fabricante para realizar as revisões no tempo estipulado pela montadora, inclusive, deixar as manutenções regulares, como troca de óleo de transmissão, verificação de fluídos de freio, troca dos filtros de ar do ar-condicionado e revisão dos sistemas eletrônicos de alta tensão sempre em dia.


Carregamento da bateria

Veja o que Donald Trump pretende fazer para acabar com os carros elétricos
É importante não deixar a bateria atingir 100% durante o carregamento Foto: Jeep / Divulgação

As montadoras orientam, geralmente, que os carros não sejam carregados até 100% caso não exista necessidade, pois isso pode superaquecer o núcleo da bateria, podendo assim prejudicar a capacidade e vida útil dela. Outro ponto importante, é nunca deixar o carro chegar a 0%, que também prejudica a saúde de sua bateria. Caso esteja com pouca carga e longe de uma unidade de carregamento, é mais aconselhável chamar um reboque do que permanecer andando com o carro até zerar.


Além disso, sofrer uma “pane seca”, que nesse caso seria ficar sem energia, é infração de trânsito média, que gera multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.

Estado das rodas

Calibragem de pneus: foto mostra mão de um homem segurando mangueira de calibrador acoplada a válvula de pneu de carro preto
Pneus de carros elétricos devem ser calibrados com frequência Foto: Bridgestone/Divulgação

É sempre importante verificar o estado que estão as rodas de seu carro, seja ele elétrico ou não. Entretanto, se tratando de carros elétricos, é possível que a borda interna do pneu se desgaste mais facilmente, portanto é necessário ficar atento a isso. É importante também estar atento ao alinhamento das rodas e evitar aceleradas brutas para desgastar menos os pneus. Outro fator que deve ser observado é a pressão dos pneus, que sempre deve estar ajustada, para que problemas como os citados acima evitem de acontecer.


Carga lenta

Pesquisa nos Estados Unidos revela problemas acima da média com sistema multimídia, tecnologia semiautônoma e infraestrutura dos carros elétricos.
A melhor opção de carregamento é a lenta, pois a rápida prejudica a bateria Foto: Internet / Reprodução

Evite usar constantemente carregadores de carga rápida, eles tendem a encurtar a capacidade e vida útil de sua bateria. Tenha preferência pelos carregadores mais lentos, pois eles, apesar de demorarem mais, mantêm a sua bateria em bom estado e com uma temperatura mais baixa. Se for usar o carregamento rápido, que seja em emergências apenas.


Cuidado mensal da bateria

Ilustração do sistema de bateria e carregamento de um carro elétrico
É necessário ter um cuidado mensal com a bateria de um carro elétrico Foto: Shutterstock/ reprodução

Sempre é bom ficar de olho no estado de sua bateria, pois conforme você usa o carro no dia-a-dia, ela é mais desgastada, também é importante evitar que a bateria seja exposta ao tempo extremamente frio ou extremamente quente, deixar o veículo muito tempo descarregado, frear bruscamente e utilizar muitos dispositivos eletrônicos ligados ao veículo. 


Outro cuidado importante com as baterias é tomar cuidado ao trafegar em áreas esburacadas ou com muitos obstáculos que podem vir a danificar o assoalho do carro, onde as baterias estão localizadas.


Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!