Com o final de ano chegando, muitas pessoas se preparam para trocar de carro, especialmente por SUVs, que estão dominando o mercado brasileiro e são uma ótima escolha para famílias maiores, graças ao espaço e conforto que oferecem.
Apesar da alta constante nos preços, ainda é possível encontrar boas opções abaixo dos R$ 200 mil. Pensando nisso, o Vrum preparou uma lista de alguns SUVs médios abaixo dos R$ 200 mil.
Volkswagen Taos Comfortline - R$ 196.990
O Volkswagen Taos Comfortline, por exemplo, é um SUV médio que se encaixa nesta faixa de preço. Construído sobre a plataforma MQB, o modelo já beira o limite de R$ 200 mil, sendo o mais caro entre os concorrentes analisados.
Equipado com o motor 1.4 TSI flex, ele entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque, garantindo boas respostas tanto na cidade quanto na estrada. O câmbio é o automático de seis marchas. As suspensões McPherson na frente e Multilink na traseira ajudam também para um rodar confortável e estável.
As dimensões do Taos também são boas. Com 4,50 metros de comprimento, 1,84 m de largura e 2,68 m de entre-eixos, ele acomoda bem os passageiros e ainda oferece um porta-malas com capacidade de 498 litros.
Além disso, o 0 a 100 km/h é feito em 9,3 segundos e uma velocidade máxima de 194 km/h, números que mostram um bom equilíbrio nesse segmento.
O Taos ainda vem equipado com piloto automático adaptativo, painel de instrumentos digital, central multimídia VW Play de 10,1 polegadas e sistema de ar-condicionado digital com duas zonas.
Recursos como freio de estacionamento eletrônico, ajuste de volante em altura e profundidade, e retrovisores elétricos reforçam o SUV.
Toyota Corolla Cross XRE - R$ 183.490
O Toyota Corolla Cross chegou ao mercado em 2021 e rapidamente conquistou espaço por misturar dois fatores que o consumidor brasileiro adora: o nome Corolla e o formato de um SUV. Não é à toa que ele é o segundo SUV médio mais vendido do Brasil. Na versão intermediária XRE, o modelo traz bons argumentos, especialmente após o facelift feito em abril deste ano.
Equipado com o motor 2.0 aspirado de injeção direta e indireta, ele entrega 167/175 cv (gasolina/etanol) e 20,8 kgfm de torque. Isso garante desempenho razoável, com 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e velocidade máxima de 195 km/h. O câmbio é um CVT que simula 10 marchas, o que agrada pelo conforto.
Mas, quando o assunto é suspensão, ele fica devendo. Com eixo de torção na traseira, o conforto é bom pela boa calibração da Toyota, mas poderia trazer suspensão independente como o sedã.
Nas dimensões, o Corolla Cross XRE tem 4,46 metros de comprimento, 1,82 metro de largura e 2,64 metros de entre-eixos. O espaço interno é adequado, mas o porta-malas de 440 litros está abaixo da média para a categoria, porém não deixa de ser bom.
O modelo compensa com uma lista de equipamentos interessante para a faixa de preço. Ele vem com piloto automático adaptativo Stop & Go, carregador de celular por indução, ar-condicionado digital, painel de instrumentos digital, multimídia com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, chave presencial, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, e ajustes de altura e profundidade no volante.
Jeep Compass Sport - R$ 182.990
O Jeep Compass é o SUV médio mais vendido do Brasil e, para muitos, a referência na categoria. Com estilo e bom desempenho, ele conta com o motor 1.3 turbo flex de injeção direta, que entrega 180/185 cv e 27,5 kgfm de torque.
Esse conjunto está acoplado a um câmbio automático de seis marchas, que garante números sólidos: 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e velocidade máxima de 207 km/h, os melhores desta lista.
No quesito suspensão, o Compass se destaca por ter sistemas independentes nas quatro rodas, o que ajuda no conforto e o comportamento, especialmente em pisos irregulares. Entretanto, seu tamanho pode desagradar quem busca mais espaço.
Com 4,40 metros de comprimento, 1,81 m de largura e 2,63 m de entre-eixos, é o menor da lista. O porta-malas de 410 litros também é o mais limitado entre os concorrentes, o que pode ser um ponto negativo para famílias maiores.
Em termos de equipamentos, a versão Longitude traz multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ar-condicionado de duas zonas, carregador de celular por indução, piloto automático, e freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold. No entanto, ele não possui painel de instrumentos 100% digital e outros itens de segurança como frenagem autônoma de emergência, assistência de faixa, entre outros.
Caoa Chery Tiggo 7 Sport - R$ 144.990
O Tiggo 7 Sport é a opção mais acessível da lista, custando R$ 144 mil. Mesmo com o preço mais baixo, ele oferece ótimo custo-benefício, combinando bom espaço interno e uma lista generosa de equipamentos.
Equipado com o motor 1.5 turbo flex de 150 cv e 21,4 kgfm de torque, ele utiliza um câmbio CVT que simula nove marchas. O desempenho é mais modesto, com 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e velocidade máxima de 180 km/h, mas atende bem ao uso urbano e viagens.
O SUV se destaca pelo tamanho, já que é o maior da lista, com 4,50 metros de comprimento, 1,84 m de largura e 2,67 m de entre-eixos, ou seja, um bom espaço interno. O porta-malas de 525 litros é o maior entre os concorrentes, perfeito para quem prioriza espaço para bagagens.
Além disso, o Tiggo 7 Pro vem bem equipado: painel de instrumentos digital, multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ar-condicionado digital de duas zonas, carregador de celular por indução, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, e um acabamento interno de qualidade acima da média. Porém, não ele não apresenta também itens como frenagem autônoma, entre outros.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!