O Honda City está longe de ser um grande sucesso de vendas, apesar de ser um modelo bem consolidado no mercado. Com visual atualizado recentemente, o sedã inspirou diretamente o carro de entrada da Honda na Índia, o Amaze, que ficou com visual bem próximo ao “irmão maior” e traz interior e dianteira do próximo SUV da marca no Brasil.
Na Índia, o Amaze está recebendo a sua terceira geração e sempre foi produzido em uma plataforma específica para veículos compactos e de baixo custo. Posicionado abaixo do City, é o carro de entrada da marca japonesa no país.
A terceira geração do Amaze recebeu influência direta do City e também do SUV Elevate, que virá ao Brasil em 2025, mas chamado de WR-V. Esses modelos, e principalmente o SUV, já contam com a identidade visual mais atualizada da Honda, e nada mais justo que o sedã de entrada da marca já contar com essas linhas.
Na dianteira o principal destaque é a grade frontal em formato hexagonal, que lembra modelos como Accord e o próprio Elevate. Um detalhe prateado foi instalado à frente do capô e une os faróis que parecem ser de LED. Não é possível identificar sensores de estacionamento, por exemplo.
A lateral lembra bastante o City atual, mas as rodas de dimensão menor (apesar do desenho bem próximo do City) e o porta-malas diminuto, dão ao Amaze uma proporção esquisita. As dimensões não foram divulgadas, mas o Amaze de segunda geração tem 3,9 metros de comprimento, enquanto o City mede 4,55 metros.
A traseira é onde o Amaze mais lembra o City, visto que as lanternas em formato horizontal apresentam desenho muito parecido, com luzes vermelhas percorrendo a base da peça e invadindo a lateral do modelo. Além disso, o desenho da tampa do porta-malas remete ao visto no City. A seção traseira do sedã é bem simples, mas é possível ver sensor de estacionamento e câmera de ré.
O interior segue um padrão horizontalizado que já é comum em outros modelos mais modernos da Honda como HR-V e CR-V, por exemplo, e lembra bastante o Elevate. O painel de instrumentos é parcialmente digital, e detalhes como o console central e a alavanca de câmbio mostram que é um carro de entrada.
Entre os itens apresentados pelo Honda Amaze estão ar-condicionado digital, central multimídia flutuante, partida por botão, apoio de braço no banco traseiro e pelo menos dois airbags. Além disso, é possível perceber que o Amaze conta com uma câmera no parabrisa que será responsável pelo monitoramento de um sistema ADAS.
Na índia, o Amaze conta com motor 1.2 aspirado a gasolina de apenas 90 cv de potência, sendo instalado junto de uma transmissão automática do tipo CVT ou manual de cinco marchas.
Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion