O termo "híbrido flex" está cada vez mais sendo utilizado no dia a dia. A expressão aparece em comerciais na televisão, propagandas no metrô e em outdoors espalhados pelas ruas. Mas, afinal, o que significa ter um carro equipado com motor "híbrido flex"? Além disso, quais são os modelos à disposição no mercado automotivo do Brasil? Para ajudar o leitor com essa e outras questões referentes ao tema, o Vrum explica tudo abaixo.
O que é?
Em meio ao aumento de carros eletrificados no Brasil, é importante diferenciar o elétricos dos híbridos. O primeiro usa somente a eletricidade armazenada na bateria para alimentar o motor elétrico e tracionar as rodas. Quando esgotada, a bateria é recarregada usando os freios regenerativos e a energia proveniente da rede elétrica pela tomada ou via plugue por um carregador.
No caso dos híbridos, trata-se de um carro que utiliza os dois tipos de motores para se locomover: elétrico e a combustão. Dependendo do modelo, o motorista pode escolher utilizar apenas o elétrico ou ambos. Desta forma, no caso do híbrido flex, o motor a combustão do veículo pode ser abastecido tanto com etanol ou gasolina.
Quais são os carros híbrido flex no Brasil?
Os modelos não param de chegar para o público brasileiro. Recentemente, a Fiat lançou o Pulse e o Fastback, os primeiros veículos híbrido flex produzidos no Brasil. A propaganda dos modelos, inclusive, ficou marcada por atrapalhar a transmissão da TV Globo no gol do Botafogo sobre o Palmeiras, na última terça-feira (26). Outras marcas, no entanto, chegaram primeiro ao Brasil com seus carros híbrido flex. Veja abaixo.
- Toyota - Corolla e Corolla Cross
- CAOA Cherry - Tiggo 5X Pro Hybrid, Tiggo 7 Pro Hybrid e Arrizo 6 Pro Hybrid
Para 2025, há previsão que diversos modelos ganhem versões híbrido flex, seja da própria Fiat, GM, GWM e BYD.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!