O mercado automotivo é bem complexo, especialmente na China, onde as marcas locais estão cada vez mais populares, há diversas opções para os clientes, e ainda existem as fabricantes importadas de olho no maior mercado do planeta. É por conta dessa competição acirrada que a BYD pressiona seus fornecedores para reduzir os preços de seus produtos para que a marca venda carros mais acessíveis, segundo um email vazado nas redes sociais chinesas.
No email, disparado por He Zhiqi, vice-presidente executivo do Grupo BYD e COO da operação de carros de passeio, o executivo declara que a marca deseja reduzir o preço pago aos fornecedores em 10% a partir do dia 1 de janeiro de 2025.
Após o vazamento, Li Yunfei, relações públicas da BYD na China, veio à público e afirmou que “A negociação anual com fornecedores é algo comum na indústria automotiva. Com base em larga escala, propusemos uma redução de preços com fornecedores estratégicos, e que podem ou não ser aceitos ou renegociados.
Somente em outubro, a BYD comercializou 500 mil veículos híbridos e elétricos no mercado chinês. Esse número representa quase um terço dos carros eletrificados comercializados no mercado chinês.
De janeiro a outubro, a conta ficou em 3,2 milhões e a meta anual da fabricante foi ampliada de 3,6 milhões para 4 milhões.
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Guerra de preços iminente
Além da BYD, a Maxus, subsidiária da chinesa SAIC, também enviou um pedido aos seus fornecedores para reduzir os preços de seus equipamentos, buscando 10% de redução nos custos de produção.
Embora a Maxus seja focada em utilitários para trabalho, picapes e minivans, esse pode ser o começo de uma nova guerra de preços no mercado chinês, e nenhuma fabricante vai querer ficar para trás com carros mais caros.
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