A minissérie Senna estreou na plataforma de streaming Netflix nesta sexta-feira (29) e logo no primeiro episódio, um carro de rua tem uma participação importante. Na série, o Impala era o carro em que Ayrton usava por seus deslocamentos em São Paulo.
Em determinado momento, o piloto pede a autorização de seu pai para vender o carro e usar o dinheiro para pagar sua viagem para a Inglaterra, onde realizaria um teste com um carro da Fórmula Ford.
Não é possível precisar qual era o ano do Impala do pai de Ayrton Senna. Ao que tudo indica, era um modelo 1963.
Como é o Chevrolet Impala?
A produção do Impala começou em 1958 como uma versão super luxuosa do Bel-Air. A partir de 1959, o Impala passou a ser um veículo independente na gama da Chevrolet e contava com carroceria sedan, cupê e conversível.
Entre 1961 e 1964, a Chevrolet produziu a terceira geração do Impala, que media 5,3 metros de comprimento, quase o comprimento de uma S10 moderna, por exemplo. Era equipado com motores seis cilindros em linha de 3,8 litros e 254 cv na versão de entrada, ou até mesmo V8 7.0 de 390 cv de potência.
O modelo usado na série possui a pintura azul e detalhes cromados na parte traseira da carroceria, bem como nos para-choques. Não é possível, entretanto, precisar qual motor era usado pelo carro que aparece na série, ou o que Senna dirigia.
A venda do Impala permitiu que Senna viajasse para a Inglaterra onde assinou contrato para disputar a temporada de 1981 da Fórmula Ford 1600. Na época, eram disputados dois torneios: Rac British e Townsend Thoresen e o brasileiro venceu 11 provas e os dois títulos da temporada. No ano seguinte, disputou a Fórmula Ford 2000, com carros mais potentes, em 1982, onde também foi campeão.
Produzido até 2020
Nos anos 60, o Impala chegou a ser o carro mais vendido da Chevrolet nos Estados Unidos. Entretanto, a partir dos anos 70, o Impala teve que ser redesenhado, ficando menor, ganhando linhas mais quadradas e com motores mais fracos.
Na década de 80, as vendas do Impala apresentaram uma grande queda, e a Chevrolet encerrou a sua produção em 1985.
Em 1994, o Impala voltou a ser produzido, dessa vez com design mais arredondado, dividindo plataforma com o Caprice. O modelo era vendido somente na versão SS com motor V8 de 260 cv. A produção foi encerrada novamente em 1996.
Em 1999 o Impala retornou mais uma vez às linhas de produção da General Motors, mas dessa vez somente no Canadá. Foi o primeiro Impala produzido com tração dianteira, e só teve motores V6 à disposição, gerando até 240 cv na versão SS.
Em 2005 veio a nona geração do Impala, que teve motores V6 com pelo menos 211 cv de potência e V8 5.3 de 303 cv na versão SS. Ainda nesta geração, o Impala chegou a ser usado como viatura policial, usando sempre motores V6.
Em 2013, a Chevrolet iniciou a produção da décima geração do sedan, que conviveu com seu antecessor por alguns anos. Produzido no Canadá e nos Estados Unidos, o Impala dividia plataforma com Buick LaCrosse, Cadillac XTS e Saab 9-5.
Pela primeira vez, o Impala teve motores de quatro cilindros, incluindo até um sistema híbrido leve chamado de “eAssist”. A versão mais potente vinha com motor V6 3.6 de 305 cv de potência.
O último Impala foi produzido em Detroit no dia 27 de fevereiro de 2020, e com o crescimento de vendas de SUVs nos Estados Unidos e no mundo, dificilmente voltará a ser produzido.
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