As montadoras da China prometem "invadir" de vez o Brasil em 2025. Segundo um levantamento feito pelo portal "Autoesporte", a expectativa é que ao menos oito fabricantes chinesas cheguem ao mercado brasileiro no ano que vem. No total, cerca de 15 marcas do país asiático venderão seus carros no país.
Atualmente, BYD e GWM estão consolidadas como as principais marcas chinesas no Brasil. Ambas, inclusive, estão construindo fábricas para produzir carros nacionais - a primeira, inclusive, é investigada por maus-tratos a trabalhadores. A Caoa Cherry, por sua vez, já tem uma instalação em Anápolis (GO) e acabou de investir R$ 3 bilhões para aumentar sua importância no mercado nacional. Há, ainda, a JAC Motors, conhecida dos brasileiros e que busca expansão.
As novatas
A GAC Motors é uma das principais novidades para o próximo ano. Com investimento de 1 bilhão de dólares (R$ 6 bilhões), buscará espaço contra as também novatas Omoda e Jaecoo. A diferença da GAC, contudo, é que ela não focará apenas em carros elétricos e híbridos, produzindo veículos também a combustão.
Já a Geely, que possui status de segunda maior montadora da China, voltará ao Brasil após mais de dez anos. O conglomerado trará as marcas Polestar, Riddara e Zeekr. A ideia do grupo é competir com as marcas estabelecidas no país. Por fim, há ainda a Leapmotor, que chegará ao Brasil com apoio da Stellantis ainda no primeiro semestre, além do retorno da MG Motor.
Lista das 15 marcas chinesas que estarão no Brasil:
-
BYD
-
Caoa Cherry
-
GAC
-
Geely
-
GWM
-
JAC Motors
-
Leapmotor
-
Lynk & Co
-
MG Motor
-
Neta
-
Omoda Jaecoo
-
Polestar
-
Riddara
-
Wuling
-
Zeekr
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!