O Toyota Corolla é um dos carros mais conhecidos em todo o mundo. Hoje, ele se mantém como o sedã médio mais vendido no Brasil e um dos carros mais vendidos no mundo. O modelo tem uma base fiel de consumidores que valorizam a qualidade que ele oferece. Mas, com tantas versões disponíveis atualmente, surge a dúvida: qual delas é o melhor custo-benefício?
Desde o facelift recebido no final de 2023, o Corolla ganhou pequenas mudanças visuais. No entanto, a versão GLI, de entrada, manteve o design externo lançado em 2019, diferentemente das outras versões que adotaram a nova grade em estilo colmeia e rodas redesenhadas.
As rodas e pneus também são diferentes entre os modelos, com a versão GLI possuindo aro 16 com pneus 205/55 R16 e a XEI, Altis e GR-S com aro 17 e pneus 215/50 R17. Além disso, enquanto o XEI traz um design de rodas mais simples, a Altis e a GR-S apostam em acabamentos sofisticados em preto brilhante.
Em relação aos faróis, apenas as configurações Altis e GR-S contam com faróis em LED com tecnologia laser, o que garante iluminação e ajuda principalmente em rodovias. As demais versões, GLI e XEI, usam faróis em halogêneo. A opção de entrada também não oferece faróis de neblina.
No quesito segurança, o Corolla entrega bons equipamentos desde a versão básica, mas algumas ausências existem, como o alerta de ponto cego e tráfego cruzado. Elas ajudam a evitar acidentes em mudanças de faixa e saídas de estacionamento e estão disponíveis somente nas versões Altis e GR-S. GLI e XEI não contam com esses recursos.
Todas as versões acima da GLI oferecem paddle shifters no volante para trocas manuais, o que melhora e ajuda na experiência de condução, principalmente em ultrapassagens. No GLI, as trocas só
Todas as versões desde os modelos 2024 têm painel digital, mas no GLI ele é menor, mais simples. Já as versões superiores, como XEI e Altis, têm um painel de 12,3 polegadas com mais funcionalidades.
Outras mudanças no interior ficam:
- GLI: bancos parcialmente em tecido, sem ajustes elétricos
- XEI e GR-S: bancos em couro, sem ajustes elétricos
- Altis: bancos em couro, com ajustes elétricos disponíveis.
O GLI não possui chave presencial nem carregador de celular por indução, ambos presentes nas versões Altis e GR-S. Já a XEI fica ausente pelo carregador por indução.
O retrovisor interno do GLI não é fotocrômico (tecnologia que reduz o reflexo à noite), recurso disponível nas versões mais caras. Além disso, o limpador automático só aparece na versão Altis.
- Teto solar: Exclusivo das versões Altis e GR-S.
O que todas as versões compartilham?
Apesar das diferenças, o Corolla GLI já vem com um pacote generoso de equipamentos de série:
- Piloto automático adaptativo.
- Ar-condicionado digital automático.
- Central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
- Volante multifuncional ajustável em altura e profundidade.
- Freios ABS, controle de tração e estabilidade.
- Airbags frontais, laterais e de cortina.
- Câmera de ré e sensores dianteiros e traseiros.
- Alerta de saída de faixa com assistência de permanência.
- Frenagem automática de emergência.
- Retrovisores elétricos e com rebatimento.
Preços
A Toyota posiciona o Corolla como um modelo bem equipado em todas as versões, mas o preço acompanha essa qualidade:
- GLI: R$ 156.090.
- XEI: R$ 161.290.
- Altis 2.0: R$ 185.590.
Entre as versões a combustão do Toyota Corolla, a versão de entrada GLI já entrega bastante. Equipado com o mesmo motor 2.0 aspirado de 169 cv (gasolina) ou 175 cv (etanol), com 21,3 kgfm de torque e câmbio CVT que simula até 10 marchas, ela oferece o mesmo desempenho às versões superiores, algo que não era comum em gerações anteriores.
Se você não faz questão de equipamentos como faróis mais sofisticados, design atualizado ou recursos avançados de conforto, o GLI é suficiente. Ele já traz itens de segurança, conectividade e tecnologia que satisfazem boa parte das necessidades cotidianas.
Porém, para quem busca um pouco mais de comodidade, como bancos em couro, retrovisor fotocrômico, painel digital mais avançado e outros detalhes de conforto, o XEI se destaca. É a versão mais equilibrada e também o carro-chefe da Toyota, oferecendo um excelente custo-benefício por um preço competitivo.
Já a versão GR-S é uma escolha mais voltada para quem valoriza um visual esportivo diferenciado, mas sem alterações mecânicas. Nesse caso, o investimento maior não traz desempenho extra, sendo uma decisão puramente estética.
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