O rodízio de carros em São Paulo não foi criado apenas para desafogar o trânsito na cidade mais populosa da América do Sul. A ideia visa diminuir a poluição atmosférica na capital paulista, conhecida por produzir índices elevados de CO2. Principalmente por isso, os veículos elétricos e híbridos têm isenção no rodízio e podem circular no município em qualquer horário durante a semana.
Para ajudar o leitor que visa trocar de carro e fugir do rodízio em São Paulo, o Vrum separou cinco modelos que podem rodar à vontade pela cidade. Esses veículos se encaixam no sistema micro-híbrido, também chamados de híbridos leves, possuindo um nível básico de eletrificação para ajudar o motor a combustão. Veja abaixo.
Fiat Pulse Hybrid
Lançado no Brasil recentemente, o Fiat Pulse Hybrid tem um sistema composto por duas baterias de 12V. Apesar do motor elétrico ter 4 cv de potência, os números de potência e torque segue sendo o mesmo do motor T200 tradicional: 130 cv de potência no etanol e 125 cv na gasolina. O torque máximo do propulsor a combustão é de 20,4 kgfm com ambos os combustíveis. O SUV custa a partir de R$ 125.990.
Fiat Fastback Hybrid
Considerado "irmão" do Pulse, o Fastback híbrido tem a mesma motorização. A diferença está no melhor consumo, além das dimensões e do porta-malas - o Fastback tem 600 litros de capacidade, enquanto o Pulse fica em 370. A versão de entrada tem preço de R$ 151.990.
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid
O SUV compacto da Caoa Chery conta com um motor 1.5 turbo e outro elétrico alimentado por bateria de 48V. Esse pequeno motor elétrico contribui com 10cv e 4,1kgfm de torque, que somados aos números do propulsor elétrico resulta em potências máximas de 157cv (g) e 160cv (e), e torque de 25,5kgfm. Seu preço sugerido é de R$ 169.990.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid
Lançado com a versão híbrida em 2022, o Chery Tiggo 7 Pro tem uma bateria auxiliar de 48V que trabalha com o motor 1.5 turboflex de 160cv (etanol)/157cv (gasolina) e câmbio automático do tipo CVT com nove marchas simuladas. O consumo urbano fica em 8,1km/l com etanol e 11,1km/l, com gasolina. O valor é de R$ 179.990.
Kia Stonic
Concorrente direto do Pulse Hybrid, o Stonic é uma boa aposta da Kia. O modelo tem um motor 1.0 turbo 3 cilindros, com 120 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, e possui um câmbio automatizado de 7 marchas de dupla embreagem.
O Stonic é considerado um híbrido leve, pois há um pequeno motor elétrico que substitui o alternador e o motor de arranque está ligado ao virabrequim que é alimentado por uma bateria de 48V que está localizada onde ficaria o estepe, no porta-malas. O valor do carro é de R$149.990.
Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!