A recente campanha de rebranding da Jaguar, intitulada "Copy Nothing", tem gerado discussões intensas e, surpreendentemente, impulsionado o interesse por seus modelos usados. Desde o lançamento da campanha, houve um aumento de 10% nas buscas por veículos seminovos da marca, com destaque para o modelo F-Pace.
De acordo com dados da Auto Trader UK, as visualizações de anúncios de usados da Jaguar aumentaram 5%, totalizando 29 milhões de aparições nas pesquisas dos consumidores, sendo o dia 23 de novembro, o de maior movimentação no site da fabricante. A campanha, que apresenta um novo logotipo e um vídeo promocional sem a presença de carros, gerou reações mistas.
Algumas pessoas acusaram a marca de abandonar sua herança de carros esportivos de alto desempenho, enquanto outros elogiaram a ousadia da abordagem. Parte dos usuários da rede social X, se manifestaram contra o anúncio da Jaguar através da “#BoycottJaguar”.
Apesar das controvérsias, a Jaguar conseguiu atrair atenção significativa, com o vídeo promocional acumulando mais de 160 milhões de visualizações no YouTube. Esse aumento no interesse por modelos usados pode ser atribuído à curiosidade dos consumidores sobre a direção futura da marca e ao desejo de adquirir veículos que representem a Jaguar tradicional.
Em resposta às críticas, o diretor-geral da Jaguar, Rawdon Glover, defendeu a campanha, enfatizando a necessidade de a marca se reinventar para atrair um público mais jovem e diversificado. Ele destacou que a rebranding visa "quebrar moldes" e "viver de forma vibrante", buscando se distanciar dos estereótipos tradicionais da indústria automotiva.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas