Você pode estar se perguntando sobre como duas montadoras concorrentes estarão presentes em uma mesma competição? Antes que você se pergunte se houve algum acordo comercial, a resposta é não. Tanto a Hyundai quanto a Mitsubishi são proprietárias de clubes de futebol que participarão do Mundial de Clubes da FIFA de 2025, nos Estados Unidos.
Amanhã (5) às 15h do horário de Brasília, serão sorteados os grupos do campeonato mundial e, curiosamente, assim como alguns clubes já adotaram o modelo de SAF para o futebol aqui no Brasil, lá fora isso já existe há alguns anos. Dentre os clubes com proprietários no torneio, destacam-se o Ulsan HD FC da Coréia do Sul (Hyundai) e o Urawa Red Diamonds do Japão (Mitsubishi).
O time sul-coreano está no pote 3 da competição e pode enfrentar algum dos times brasileiros logo na fase de grupos. Os tigres, apelido do clube, foram fundados em 1983 como ‘Hyundai Horang-i’, ou seja, o vínculo da montadora já vem desde o início. Atualmente, os brasileiros Matheus Sales e Yago Carriello fazem parte do elenco.
Já o Urawa, também começou a jornada com outro nome, sendo chamado de ‘Mitsubishi Heavy Industries’, desde a sua fundação em 1950 até abril de 1992 quando passaram a se chamar ‘Mitsubishi Urawa Football Club’. A troca de nomes parou apenas em 1996 quando chegaram a atual nomenclatura ‘Urawa Red Diamonds’, fazendo alusão ao símbolo da montadora japonesa. O clube está no pote 4 da competição e ainda conta com o atacante brasileiro Thiago, vestindo a camisa 12.
As equipes não podem ser sorteadas para o mesmo grupo, mas podem cair em algum grupo que tenha um time brasileiro. Será que as potências dos clubes acompanharão as performances dos modelos robustos como um Hyundai Palisade e uma Mitsubishi Triton?
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas